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Havaianas, Itaú, Natura e Skol são homenageadas no MNB

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Marketing

Havaianas, Itaú, Natura e Skol são homenageadas no MNB

Marcas brasileiras de comunicação consistente e constante recebem homenagens como parte das comemorações dos 40 anos de Meio & Mensagem


24 de abril de 2018 - 14h16

Rui Porto recebe a homenagem de Havaianas do presidente do Grupo Meio & Mensagem, Salles Neto

Realizada de 19 a 22 de abril, no Hotel Transamérica, na Ilha de Comandatuba, na Bahia, a 16ª edição do Marketing Network Brasil (MNB) reuniu executivos de marketing, agências e veículos em palestras, apresentações de patrocinadores e diversas atividades para troca de experiências e networking. Palestraram os jornalistas Merval Pereira e Mara Luquet, o consultor Carlos Ferreirinha e o médico Paulo Olzon.

Neste ano, como parte das comemorações dos 40 anos de Meio & Mensagem – que foram completados em abril e serão lembrados durante todo 2018 –, O MNB prestou homenagens a quatro marcas brasileiras que são exemplos no uso das ferramentas de marketing e comunicação para estabelecer conexões duradouras com seus consumidores e clientes. As homenageadas foram Havaianas, Itaú, Natura e Skol.

Com o mesmo intuito, há haviam sido prestadas homenagens em março, durante o Mídia Master Brasil, realizado no Guarujá, a duas das mais importantes figuras da mídia brasileira: Octávio Florisbal e Altino de Barros.

Fernando Chacon, do Itaú Unibanco, homenageado no MNB por Salles Neto, do Meio & Mensagem

“Nesses 40 anos de Meio & Mensagem, acompanhamos a evolução das marcas, das empresas e de suas estratégias. Resolvemos celebrar esses 40 anos homenageando quatro marcas que tiveram destaque”, explicou Salles Neto, presidente do Grupo Meio & Mensagem. “Eu queria frisar também que estamos homenageando marcas que foram construídas com um trabalho de marketing muito bem elaborado pelas empresas, mas também com um trabalho da propaganda, que sem dúvida teve papel muito relevante em todos esses casos. Há aí um mérito ao mercado de comunicação”, complementou. Durante as homenagens, foram exibidos vídeos produzidos especificamente para a ocasião pela Bossa Nova Films.

O consultor Rui Porto representou a marca Havaianas, lançada em 1962, vendida em mais de 160 países e com sua comunicação cuidada desde 1994 pela AlmapBBDO. “Ao receber esse prêmio, estou representando muito mais gente, milhares de pessoas que trabalham na empresa e nas fábricas, que são três. Essa marca não é mais da Alpargatas, ela é dos brasileiros”, agradeceu Porto.

A homenagem ao banco Itaú foi recebida pelo diretor executivo de marketing do Itaú Unibanco, Fernando Chacon. “É uma honra representar uma holding com duas marcas tão relevantes para o País. Temos consciência do nosso papel na sociedade, não só através do que nós entregamos na nossa atividade core, com a responsabilidade de cuidar dos investimentos das pessoas, de uma concessão de crédito consciente e de uma explicação para as pessoas de como consumir credito de uma maneira consciente, mas sobretudo do retorno que damos a sociedade, investindo em esporte, educação, arte, cultura e mobilidade – que é um dos investimentos mais recentes, mas que tem causado uma evolução importante dentro da sociedade na forma como as pessoas se locomovem nas grandes metrópoles. Temos um propósito muito claro de estimular o poder e transformação das pessoas. Temos perenidade e consistência nas nossas relações, essa relação de longo prazo com nossos parceiros permite fazer um bom trabalho”, discursou.

Ana Carolina Soutello e Maria Paula Fonseca, da Natura, recebem homenagem de Marcelo de Salles Gomes, vice-presidente executivo do Grupo Meio e Mensagem

Prestes a completar, em 2019, 50 anos de mercado, a Natura se destaca pela ideia de que ninguém deve se guiar por padrões de beleza estereotipados. A marca foi representada por Maria Paula Fonseca, diretora da unidade global de cosmética da Natura, e Ana Carolina Soutello, gerente global da marca. “Desde a sua origem, a Natura funciona pensando em quais problemas precisamos atacar. Não é só a ruga. O lance é viver bem, a autoestima, estar bem na própria pele. Imaginem que quando lançamos Cronos, há 30 anos, com inspiração em uma marca americana que se chamava Eterna 27 – ou seja, a partir dos 28, acabou para você. Óbvio que não – mas não era óbvio naquela época e não é até hoje. Ainda temos muita coisa para fazer nessa direção. Hoje é comum falar de aceitar a própria idade e de diversidade, mas ainda é uma das prisões em que a gente vive. A comunicação é sempre um veículo para nós de tratar assuntos e questões que vão ajudar as pessoas a viverem melhor. Mais do que uma empresa de beleza, a Natura se coloca como uma empresa que quer causar impacto positivo no mundo, social, ambiental, cultural. Portanto, é uma meta ambiciosa, não só de reduzir o impacto que você causa, mas promover impacto positivo. São desafios grandes e a gente sempre vai usar os meios e as mensagens, convidando as pessoas a participarem dessa reflexão e fazer melhores escolhas”, disse Maria Paula.

Maria Fernanda Albuquerque, da Skol, homenageada no MNB por Marcelo de Salles Gomes, do Grupo Meio e Mensagem

A Skol, que no ano passado comemorou 20 anos do conceito “Desce redondo”, criado pela F/Nazca S&S em 1997, acaba de ser apontada pelo sexto ano consecutivo pelo ranking BrandZ como a marca mais valiosa do Brasil e foi representada no evento pela diretora de marketing Maria Fernanda Albuquerque. “Falar de construção de Skol passa por duas vertentes. A primeira é sobre a consistência de uma marca que tem um DNA muito claro, uma essência muito clara, e que acredita nisso e segue quebrando barreiras, provocando as pessoas – e é assim que vai ser pela frente. A segunda é sobre pessoas. Então, faço um agradecimento não só ao Meio & Mensagem, mas a todos que fizeram e fazem parte da história de construção dessa marca.”

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