Heineken faz intervenções contra bebida e direção
Marca lança a segunda fase da campanha global "When You Drive, Never Drink", com o piloto alemão Nico Rosberg, durante o Grande Prêmio do Canadá de Fórmula 1
No domingo, 10, durante o Grande Prêmio do Canadá de Fórmula 1, o piloto alemão Nico Rosberg lança a segunda fase da campanha global “When You Drive, Never Drink”, da Heineken, e apresenta os resultados de uma pesquisa realizada pela marca em colaboração com a Innovia Technology e especialistas em comportamento sobre uma série de intervenções realizadas em dez bares do Reino Unido.

Ação ofereceu cerveja sem álcool para quem ia dirigir (crédito: divulgação/Heineken)
Para chamar a atenção do consumidor durante toda a sua trajetória no bar e estimulá-los a não beber se estivessem dirigindo, a Heineken instalou, durante duas semanas, 20 peças para estimular a mudança de comportamento em locais como o estacionamento, a porta, o banheiro, o balcão e outros em dez estabelecimentos nas cidades de Manchester e Reading. As peças sinalizavam os perigos de associar bebida e direção. A marca também promoveu bebidas não-alcoólicas e ofereceu nachos de graça àqueles que assinassem uma lista de motoristas da vez. Mais de 120 pessoas dos 700 consumidores entrevistados assinaram.
“Heineken quer usar sua influência global para fazer mais do que alertar as pessoas sobre os perigos de beber dirigindo. A marca está comprometida a entender o porquê as pessoas bebem quando estão de carro. Compreendendo o porquê, nós podemos desenvolver iniciativas eficazes para resolver e interferir nas causas da bebida na direção”, conta Gianluca Di Tondo, diretor sênior global da Heineken. Veja, abaixo, o filme que detalha as ações para o estudo:
A experiência, segundo comunicado da marca, será replicada em demais países: “Nós nos orgulhamos em dizer que os resultados são promissores, mas esse é apenas o começo da nossa jornada. O próximo passo é trabalhar em parceria com nossos mercados para expandir o projeto globalmente”, disse Gianluca. “Essa campanha não é baseada em um método simples de replicação, precisamos considerar as nuances culturais de cada mercado e normas sociais e adaptar o programa”, explica o executivo ao Meio & Mensagem.
Este é o sétimo ano em que a Heineken assume o compromisso com a segurança de seus consumidores por meio de campanhas com a abordagem Enjoy Heineken Responsibly (Aproveite Heineken com Responsabilidade, em tradução livre), posicionamento que existe desde 2004. A primeira fase da campanha “When You Drive, Never Drink”, de 2016, também foi protagonizada por um piloto de Fórmula 1, o aposentado Sir Jackie Stewart, que afirmou no filme que apesar de estar fora das pistas, não parou de dirigir — e por isso não bebe nessas ocasiões.“Como líder da indústria, nós acreditamos que devemos liderar pelo exemplo, desempenhando um papel ativo na promoção do consumo responsável e moderado de álcool. Dessa forma, criamos uma ambição de direcionar 10% da mídia para promover o consumo responsável através de todas as empresas que operam vendendo Heineken”, conta Di Tondo. A fase que será apresentada por Rosberg no domingo é inspirada em um estudo de 2017 sobre o maior provocador dos motoristas: a pressão social.
No filme “No compromises” (veja abaixo), desenvolvido pela Publicis para TV, o piloto se mostra muito atento à detalhes, como um quilo a mais de peso, uma gota de chuva, um segundo para vencer a corrida, entre outros, enquanto os integrantes de sua equipe relevam que todos esses detalhes podem culminar em algo maior e mais sério. Ao final, colegas o convidam a tomar apenas uma cerveja e Rosberg recusa, pois está dirigindo.
https://www.youtube.com/watch?v=ZvIaZYzxJ1w
Durante o final de semana do GP do Canadá, o piloto alemão convidará o público a também assinar publicamente a “Designated Drivers Plegde”, que circulará no digital, para se comprometer a não dirigir quando for beber. Anúncios da Heineken também serão expostos na pista e durante a transmissão da corrida, já que a marca é patrocinadora oficial da Fórmula 1. Além do filme, serão realizados eventos, ativações no digital e nos pontos de venda. “Como única marca de cerveja patrocinadora global da Fórmula 1 no mundo, podemos levar a conversa sobre a condução de bebida e fazer uma diferença tangível”, diz o diretor.