Italac aposta em proximidade para manter confiança
Alexandre Teixeira, diretor de marketing da Italac, comenta as estratégias de expansão da marca e planos para 2026
Em setembro, a Galeria conquistou a conta da Italac e agora é a nova responsável pelo atendimento ao anunciante nas frentes de planejamento, estratégia e mídia, bem como pela criação de campanhas publicitárias multiplataforma da marca.

Para 2026, a Italac aposta em crescimento sustentável, com foco na qualidade e confiança (Crédito: Reprodução)
O movimento acompanha um momento importante de expansão em novas categorias, indo além dos lácteos tradicionais, explica Alexandre Teixeira, diretor de marketing da Italac. O portfólio da companhia conta com mais de 150 produtos, que inclui leite UHT, leite em pó, creme de leite, leite condensado, manteiga e queijos. Estão na lista também categorias como achocolatados, cappuccinos, linhas infantis e funcionais, com destaque para a aveia e bebidas proteicas, como o ProPlay 15g.
“Nosso foco é manter a qualidade e a acessibilidade, acompanhando tendências de consumo e as necessidades das famílias brasileiras”, afirma Teixeira.
Já no que diz respeito ao fortalecimento de marca, há o intuito de reforçar a Italac como uma companhia que oferece cuidado essencial para a família, presente em diferentes momentos do dia a dia. “É um movimento que une tradição e inovação, expandindo nossa relevância sem abrir mão da confiança conquistada em quase três décadas”, complementa.
E a escolha da Galeria foi, justamente, motivada pela identificação com o propósito da companhia e pela “energia criativa”, a qual o diretor aponta como essencial para essa fase. “Buscamos narrativas que fortaleçam o vínculo emocional da marca com as pessoas”, diz, salientando a ampliação da conexão com o consumidor por meio de campanhas inspiradoras, autênticas e que reforcem a proximidade com a população brasileira.
As redes sociais são um dos canais importantes como ponto estratégico de conexão. Nos perfis da Italac nas plataformas, a marca investe na divulgação da diversidade do portfólio, tradução de propósito e aproximação do cotidiano das pessoas de maneira autêntica. A chegada da Galeria, inclusive, faz parte do plano de aumentar investimentos no canal em 2026.
Desafios e o papel do marketing
Hoje, a Italac está presente em mais de 20 mil pontos de venda em todo o País. O desafio, de acordo com o diretor, é manter consistência na comunicação diante de um cenário plural e diverso. “Precisamos alinhar nossos produtos à vida dos consumidores e, ao mesmo tempo, dar suporte a parceiros de varejo, atacado e distribuição em todo o País”, declara.
Para isso, investem em comunicação segmentada e relacionamento próximo para que a percepção de qualidade e confiança seja a mesma em todas as regiões do País.
Estratégias do tipo se tornam importantes, sobretudo, ao operar em um segmento suscetível a flutuações nos preços. Nesse cenário, o marketing assume papel estratégico para preservar lealdade à marca. Além da inovação e da comunicação transparente, a Italac reconhece que o consumidor atual também valoriza experiência. Por isso, tem investido no patrocínio de eventos esportivos em todo o Brasil, bem como a Escolinha do Goiás e os times masculino e feminino de vôlei do Praia Clube de Uberlândia.
Questionado sobre como classifica o ano de 2025, Teixeira aponta como “especial”, com a aplicação da atuação e crescimento em diversas linhas do portfólio.
Pelo nono ano consecutivo, a Italac se posiciona como a marca de lácteos mais comprada do Brasil, de acordo com a Kantar Worldpanel. Também aparece entre as primeiras posições no ranking das marcas de laticínios líderes em reputação no indicador de Confiança e Admiração da Caliber.
Para 2026, as expectativas são positivas: é o ano em que a marca comemora 30 anos de existência. “Seguiremos crescendo de forma sustentável, colocando a qualidade e a confiança no centro das entregas, e mantendo a inovação e o empreendedorismo como motores para continuar em destaque em um mercado tão competitivo”, finaliza o diretor.