Assinar

Lanche sem brinquedo

Buscar
Publicidade
Marketing

Lanche sem brinquedo

Burger King é a primeira rede a cumprir a nova lei municipal 5.528 no Rio de Janeiro, que proíbe a venda de lanches com brinquedos, determinação prestes a chegar também à São Paulo


22 de janeiro de 2013 - 10h40

A lei municipal 5.528, de autoria do vereador Marcelo Piuí (PHS), já está em vigor no Rio de Janeiro desde o último dia 8. As restrições impostas pela nova lei, que cobrará multa de R$ 2 mil dos restaurantes que insistirem em vender lanches com brinquedos, deve chegar também à São Paulo em breve. A expectativa é que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, sancione o Projeto de Lei 193/2008, do deputado Rui Falcão (PT), até o próximo dia 29 de janeiro. A proposta impede a veiculação de anúncios, voltados para crianças, de alimentos e bebidas "pobres em nutrientes, com alto teor de açúcar, gorduras saturadas ou sódio" no rádio e na TV entre 6 e 21 horas e veta também o uso de personagens e celebridades infantis.

Das três principais marcas acostumadas a recorrer à este tipo de estratégia, apenas o Burger King vem cumprindo a determinação vigente no Rio de Janeiro. No restante do País, no entanto, a rede continua atrelando a venda dos lanches aos brinquedos. Já o Bob´s e o McDonald’s permanecem comercializando as promoções infantis. Belo Horizonte e Florianópolis também já instauraram legislações semelhantes. Desde junho de 2012, estão previstas multas entre R$ 1 mil e R$ 3 mil em ambos os Estados. As restrições a alimentos e bebidas equivalem a cerca de metade dos 200 projetos sobre publicidade que hoje tramitam no Congresso. O objetivo é conter os impulsos que levam a consumir alimentos capazes de aumentar os índices de obesidade entre as crianças.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cover de Gaga conquista marcas durante passagem da cantora pelo Brasil

    Cover de Gaga conquista marcas durante passagem da cantora pelo Brasil

    Penelopy Jean iniciou sua trajetória como drag queen em 2009, destacando-se por performances como cover da cantora Lady Gaga

  • Claro investe em novo modelo de experiência em lojas físicas

    Claro investe em novo modelo de experiência em lojas físicas

    Operadora inaugura no Morumbi Shopping, em São Paulo, primeiro modelo de loja que pretende destacar a tecnologia e fluidez no atendimento aos clientes