EUA devem processar Live Nation, dona da Ticketmaster

Buscar

EUA devem processar Live Nation, dona da Ticketmaster

Buscar
Publicidade

Marketing

EUA devem processar Live Nation, dona da Ticketmaster

Live Nation Entertainmet estaria exercendo monopólio na indústria de eventos ao vivo com contratos exclusivos de venda de ingressos pela Ticketmaster, entre outros


23 de maio de 2024 - 11h04

Os Estados Unidos deverão processar a Live Nation Entertainment por monopólio da indústria de eventos ao vivo.

live nation

The Eras Tour, de Taylor Swift, é uma das turnês comercializadas pela Live Nation no mundo, por meio da Ticketmaster (Crédito: Reprodução/Instagram)

De acordo com o The New York Times, o Departamento de Justiça norte-americano, bem como um grupo de estados, alegam que a detentora da Ticketmaster tenha exercido poder no mercado por meio de contratos exclusivos de vendas de ingressos pela plataforma.

Além disso, pessoas familiarizadas com o assunto indicam que a Live Nation estaria dominando turnês e outros negócios envolvendo eventos ao vivo, como gerenciamento de locais.

Ao todo, a Ticketmaster comercializa 600 milhões de ingressos anualmente em todo o mundo. A empresa tem sido alvo de reclamações por parte de fãs. Uma audiência realizada nos EUA no início de 2023 abordou o monopólio da Ticketmaster após milhões de fãs da cantora Taylor Swift não conseguirem comprar ingressos durante uma pré-venda da turnê The Eras Tour. As mesmas alegações ocorreram em outros países.

Não só os fãs, como também legisladores e outros espectadores de eventos no geral apontam também que a plataforma aumenta o preço de ingressos e taxas. A Ticketmaster, por sua vez, negou em seu site que as práticas sejam proprietárias, mas, sim, devido a exigências dos artistas e outras partes envolvidas.

No Brasil, a Live Nation fechou um acordo exclusivo com o Estádio do Morumbi, agora MorumBIS. O contrato avaliado em R$ 60 milhões passou a valer no início deste ano e ficará em vigor por cinco anos. O primeiro show da parceria será de Bruno Mars, que se apresenta em São Paulo nos dias 5, 8, 9, 12 e 13 de outubro.

Ainda, a Ticketmaster abrirá vendas exclusivas para o Rock in Rio 2024 nesta quinta-feira, 23, a partir das 19h.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Tardezinha, de Thiaguinho, dá origem a linha de roupas da Umbro

    Tardezinha, de Thiaguinho, dá origem a linha de roupas da Umbro

    Público poderá comprar as peças nos shows da turnê, a partir de 2025, além do e-commerce da marca

  • Rock in Rio 2024: confira as ativações das marcas no festival

    Rock in Rio 2024: confira as ativações das marcas no festival

    Edição de 40 anos do Rock in Rio tem a presença de 85 marcas e 130 ativações espalhadas pela Cidade do Rock