McLanche Feliz da multa de 3 mi
Autuação foi feita pelo Procon-SP pelo uso indevido de brinquedos para a compra dos lanches
Autuação foi feita pelo Procon-SP pelo uso indevido de brinquedos para a compra dos lanches
Janaina Langsdorff
7 de dezembro de 2011 - 8h30
O McLanche realmente não está nos seus dias mais felizes. Depois de interromper a venda do kit em São Francisco, na Califórnia (EUA), devido a uma nova lei instaurada por lá que proíbe a venda de brindes gratuitos em refeições com mais de 600 calorias, o império do fast food mundial, o McDonald´s, acaba de ser multado pelo Procon-SP em R$ 3,192 milhões por atrelar a venda de brinquedos aos lanches infantis, prática que, de acordo com o Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, “cria uma lógica de consumo prejudicial e incentiva a formação de valores distorcidos, bem como a formação de hábitos alimentares prejudiciais à saúde”.
Foi justamente o Alana, organização não governamental (ONG) voltada para a defesa dos direitos da criança, a autora da denúncia, feita junto ao Procon-SP em abril de 2010, durante a campanha com os brindes do filme Rio. De lá para cá, já foram realizadas mais de 18 campanhas com personagens famosos entre a criançada. A mais recente, remete ao filme "Gato de Botas".
O McDonald’s defende-se dizendo que os brinquedos podem ser comprados separadamente. Mas, segundo o Alana, essa opção não é claramente comunicada aos consumidores e o preço somente do brinquedo acaba saindo mais caro do que a compra do próprio lanche. O McDonald’s ainda pode recorrer da multa. A decisão final deve ser divulgada dentro de três meses, afirma Renan Bueno Ferraciolli, diretor de Fiscalização do Procon-SP.
Em nota, a multinacional afirma que não comenta processos em andamento, mas “respeita rigorosamente as diretrizes legais na comunicação com seus públicos”. A empresa alega ainda que segue um “rigoroso” código de autorregulamentação publicitária, além de compromissos voluntários de normas de conduta na comunicação.
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