Marketing

Nestlé venderá divisões de sorvetes e águas

Companhia pretende enxugar portfólio e focar atuação nos pilares de café, alimentos para pets, nutrição e snacks

i 19 de fevereiro de 2026 - 16h56

Nestlé sorvetes

(Crédito: Shutterstock

Em comunicado divulgado à imprensa nesta quinta-feira, 19, a Nestlé comunicou que concentrará sua atuação em quatro grandes pilares globais, o que impactará na redução do portfólio e venda de algumas operações.

“Estamos concentrando nosso portfólio em quatro negócios, liderados por nossas marcas mais fortes, com recursos priorizados e uma organização simplificada”, declarou Philipp Navratil, CEO da companhia.

Na prática, a Nestlé pretende focar sua atuação global em quatro grandes pilares: Café, Petcare, Nutrição e Snacks.
Os três primeiros, que representam 70% das vendas globais da empresa, são a grande frente estratégica de negócios. No pilar de Café, a companhia é dona de marcas como Nescafe, Nespresso e Starbucks enquanto na área de alimentação pet, o portfólio é composto por marcas como Purina One, Pro Plan e Friskies.

Em Nutrição, onde trabalha com marcas como Nutren e NAN, a Nestlé anunciou a unificação da divisão com a Nestlé Health Science. Segundo a companhia, esse movimento pretende acelerar as oportunidades de crescimento.

Vendas das marcas sorvetes e águas

É no pilar de Snacks, contudo, que a Nestlé fará as principais mudanças ao longo deste e do próximo ano.

No comunicado, a empresa anunciou a “racionalização direcionada de marcas”, que inclui a venda dos negócios restantes de sorvetes para a Froneri e, também, a busca por compradores para as marcas de sua linha de águas.

Em relação aos sorvetes, a Nestlé formou, há dez anos, uma joint-venture com a R&R Ice Cream, do grupo PAI Partners, que originou a Froneri. A empresa passou a ser, junto com a Nestlé, responsável pela operação e distribuição das marcas de sorvete da Nestlé em diferentes mercados.

De acordo com a companhia, agora, será realizada de venda de todas as marcas remanescentes de sorvetes para a Froneri.

No Brasil, as marcas de sorvete do portfólio da Nestlé, que serão integralmente operadas pela Froneri, são La Fruta, Sorvetes Nestlé, Mega, Lacta Sorvetes, Garoto, Nobrelli, Oreo, KitKat, Fini e Leite Moça.

Outra mudança acontecerá na divisão de Águas, para a qual a Nestlé anunciou que está em busca de parceiros. “Para a Nestlé Águas e Bebidas Premium, iniciamos o processo formal de engajamento com potenciais parceiros no primeiro trimestre de 2026 e esperamos que o negócio seja desconsolidado a partir de 2027”, relatou a companhia, em comunicado.

Segundo a Nestlé, a projeção é que as vendas globais cresçam de 3% a 4% nos próximos anos. Para isso, a companhia promete focar nas principais tendências que impulsionam o setor de alimentos e bebidas, como acessibilidade aos consumidores, conquista de canais de clientes, como e-commerce, e consumo consciente.

Perda da força de marketing

A Nestlé também reservou uma parte do comunicado para mencionar diretamente as estratégias de marketing que, na visão da companhia, são um fator crítico para o crescimento.

A empresa admite que, nos últimos anos, “perdeu parte de sua força em marketing” e sinaliza que a Nestlé está “mudando isso com construção de marcas de excelência como padrão global, priorizando um número menor de marcas e modernizando nosso modelo operacional para melhorar a velocidade, a qualidade e a eficiência”.

A companhia diz, ainda, que está aprimorando a conexão entre insights do consumidor, inovação e marketing para colocar o consumidor no centro.