Parintins atrai marcas que buscam conexão com a região e a cultura
Gree, Mercado Livre, Natura e Esportes da Sorte estreiam no grupo de patrocinadores do Festival Folclórico de Parintins
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Thaís Monteiro
2 de junho de 2025 - 6h00
Em 2024, o Festival Folclórico de Parintins movimentou R$ 180 milhões – um crescimento de 23% em relação a 2023 – gerou cerca de 24 mil empregos diretos e 24 mil indiretos, segundo dados da Amazonastur.
A 58ª edição do festival amazonense, que acontecerá entre 27 e 29 de junho, deve seguir crescendo, a julgar pela participação das marcas patrocinadoras.
Esta edição do Festival de Parintins conta com o patrocínio de diversas marcas, entre elas Coca-Cola, Samel, Bemol, Vivo, Natura, Eneva, Assaí Atacadista, Azul Linhas Aéreas, Mercado Livre, Brahma, Gree, Esportes da Sorte, Bradesco e apoio dos ministérios da Cultura e do Turismo.
Marcas veem o festival como ponto de contato com a região (Crédito: Focus Pix/Shutterstock)
Algumas marcas estão no festival há mais de uma década. Segundo André Guimarães, diretor comercial da Maná Produções, agência oficial dos Bois de Parintins, e procurador legal dos Bois de Parintins, a Coca-Cola tem vínculo há 29 anos, o Bradesco há 24 anos e a Ambev há 14. “As marcas participam não apenas do Festival mas, de forma geral, em todo o período que antecede o evento, com grandes ensaios em Parintins e Manaus, eventos de rua, lives etc.”, diz.
O número de patrocinadores tem aumentado nos últimos anos. Entre os estreantes em 2025 estão Mercado Livre, Gree, Natura e Esportes da Sorte, informa Guimarães.
A Natura apoia festivais de música e festas culturais populares, como São João, Carnaval e Círio de Nazaré, há oito anos, como oportunidade para conversar com diferentes audiências e enriquecer a vivência do público com experiências. A chegada a Parintins representa a possibilidade de celebrar os 25 anos de atuação da marca Natura Ekos na Amazônia e 20 anos de Natura Musical, plataforma de incentivo à cultura da empresa.
“Reconhecemos a região como fonte inesgotável de saber, uma verdadeira potência. E a cultura é uma das grandes expressões de tudo isso. O investimento e o apoio às manifestações culturais do Norte refletem nosso compromisso contínuo com o desenvolvimento e a valorização da região. Nossa presença em Parintins simboliza a sinergia entre nossas histórias e essência”, explica Julia Ceschin, head de marca e marketing estratégico da Natura.
Já para o Mercado Livre, o evento é uma oportunidade de ampliar sua presença em diferentes regiões, fortalecer sua conexão cultural e reforçar um compromisso com a preservação e a valorização das tradições populares brasileiras.
“Acreditamos no poder transformador da cultura brasileira e queremos reforçar o compromisso com o desenvolvimento local e a valorização da criatividade. A empresa direciona esforços estratégicos para fomentar projetos que gerem transformação positiva nas comunidades, valorizando as culturas regionais e impulsionando a inclusão”, afirma Laura Motta, gerente de sustentabilidade do Mercado Livre.
Pelo terceiro ano consecutivo, o Assaí Atacadista patrocina o Festival. A empresa participa do evento com novas ativações em loja, ações promocionais, participação nos lançamentos oficiais dos álbuns dos bois, além de uma pré-venda exclusiva de produtos em parceria com a indústria e promoções com sorteio de ingressos.
Como companhia aérea oficial do Festival, a Azul oferecerá 196 voos extras chegando e partindo de Parintins entre 25 de junho e 01 de julho para atender ao público. Isso totaliza cerca de 13 mil assentos adicionais, representando um crescimento de 28% no número de decolagens em comparação ao ano passado. A Azul Viagens, operadora de turismo da Azul, terá voos dedicados conectando Manaus a Parintins e aumento da malha para Manaus partindo de Belém, Recife, Viracopos e Confins. A empresa ainda oferecerá produtos exclusivos para o evento.
A marca da Ambev irá presentear a agremiação campeã com um caminhão repleto de cerveja. A Brahma também produzirá latas exclusivas, com arte do parintinense Ronan Marinho, homenageando Garantido (vermelho) e Caprichoso (azul).
A Coca-Cola também produziu uma edição limitada da lata em azul. A edição especial homenageia o Boi Caprichoso (azul). A mudança visa contrabalançar a cor tradicional da lata, que é a mesma cor do boi rival, o Garantido.
A Natura realizará diversas ativações, como experiências sensoriais com seus produtos, ações de maquiagem e proteção solar para o público e sediará um camarote exclusivo para influenciadores e convidados. As lojas da marca no Amazonas levarão as cores do festival, assim como promoções e ativações. A empresa distribuirá amostras nos ensaios.
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