Marketing

Pepsi lança Starry, refrigerante para competir com Sprite

Nova marca já começa a ser distribuída no varejo dos Estados Unidos e tem como público-alvo os consumidores jovens

i 9 de janeiro de 2023 - 6h10

Pepsi Starry

(Crédito: Reprodução)

Do Ad Age

A PepsiCo tem uma nova arma para enfrentar a concorrência da Sprite. Starry, um novo refrigerante lima-limão, que supostamente substituiria a marca Sierra Mist, começou a aparecer em alguns pontos de venda de varejo nos Estados Unidos nos últimos dias.

Alguns internautas já estavam de olho em Starry desde agosto, quando a empresa fez o registro da marca e do domínio starrylemon.com. A bebida foi apresentada em uma Conferência Nacional de Lojas de Conveniência, em outubro de 2022. Esta semana, a Starry começou a chegar nas lojas de varejo dos Estados Unidos, incluindo Kroger, Circle K e Walmart, de acordo com diversos posts feitos nas redes sociais. A bebida é apresentada na versão tradicional e sem açúcar.

A agência VaynerMedia é a detentora da conta criativa enquanto a Mrs&Mr ficou responsável pelo design da nova marca, de acordo com pessoas próximas do assunto. A PepsiCo evitou falar publicamente sobre os detalhes do lançamento, mas uma porta-voz disse que as informações serão divulgadas em breve.

A marca está presente nas promoções da PepsiCo envolvendo o Super Bowl, mas não deve aparecer em um comercial na grande final da NFL, de acordo com pessoas próximas à empresa.

A Pepsi espera que um refrigerante de lima-limão reformulado a ajude a competir com a Sprite, da Coca-Cola, que domina a categoria.

A Sierra Mist detinha menos de 0,1% de dólar entre os refrigerantes do varejo nos três primeiros trimestres do ano passado, ante os 6,9% da Sprite, de acordo com dados da Beverage Digest.

A Starry representa a mais recente tentativa da PepsiCo em tirar um pouco da fatia de mercado da Sprite. Em 1984, a PepsiCo lançou a Slice; em 1998, foi a vez da Storm e, em 2000, a Sierra Mist. A Pepsi tentou uma variedade de mudanças de fórmula e de embalagens ao longo dos anos para a Sierra Mist, mas não conseguiu grandes efeitos.

“Eles mudaram a direção da marca muitas vezes, transformando-a em uma bebida natural de limão nos últimos anos, quando mudaram seu nome para Mist Twst. É uma marca para a qual eles nunca conseguiram descobrir o algoritmo”, diz Duane Stanford, editor da publicação Beverage Digest.

Starry focará no público jovem

A Starry parece apostar em algo que a rival fez: focar sua estratégia de marketing nos jovens consumidores. A embalagem e os materiais promocionais da Starry a descreve como “uma marca voltada ao propósito, criada para a geração Z” e “uma fórmula refrescante e nítida para abocanhar participação na categoria”. A embalagem diz que Starry oferece uma “fuga divertida” e uma “recarga mental” com “passos em direção à sustentabilidade”.

Stanford diz que isso indicaria um perfil de sabor provavelmente mais doce do que o de Sierra Mist, já que visa agradar ao multicultural paladar dos jovens consumidores.