PepsiCo agora quer a Marilan
Se confirmada, a aquisição da quarta fabricante nacional de biscoitos pode garantir à PepsiCo 12,7% de participação
Se confirmada, a aquisição da quarta fabricante nacional de biscoitos pode garantir à PepsiCo 12,7% de participação
Janaina Langsdorff
24 de novembro de 2011 - 8h30
A fabricante de biscoitos Marilan, fundada em 1957 na cidade de Marília, no interior paulista, pode ter as suas atividades vendidas para a PepsiCo, que no último dia 10 de novembro já oficializou a aquisição de outra empresa do setor, a Mabel, numa operação estimada em R$ 600 milhões. A nova investida ainda não está confirmada, mas de acordo com informações publicadas na edição dessa quinta-feira, 24, pelo jornal Valor Econômico, "o processo [de venda] da Marilan é recente e o momento é propício para quem quer vender: os preços estão inflados pelo interesse das múltis", disse uma fonte do setor em entrevista ao diário.
O mercado brasileiro de biscoitos – que cresce a um ritmo entre 2% e 3% ao ano, o que rendeu uma movimentação da ordem de R$ 7 bilhões no varejo em 2010 – é liderado hoje pela M. Dias Branco (23,4%), seguida pela Nestlé (9%) e Kraft (7,3%). O quarto lugar é justamente da Marilan (6,6%), que fica quase empatada com a Bauducco (6,4%), marca pertencente à Pandurata Alimentos, mas ainda à frente da argentina Arcor (6,3%) e da Mabel (6,1%), de Goiânia (GO). Caso a compra da Marilan pela PepsiCo realmente se concretize, a multinacional norte-americana deve somar uma participação de 12,7%.
Comandada por José Rubis Garla, filho do fundador da empresa, o empresário Maximiliano Garla, hoje com 88 anos, a Marilan possui 2,1 mil empregados e uma fábrica na sua cidade de origem. As vendas líquidas da empresa, que já chegou a disputar a segunda posição do ranking com a Nestlé, caíram de R$ 418,5 milhões em 2008, com lucro de R$ 3,7 milhões, para R$ 380,9 milhões em 2010, e prejuízo de R$ 12,8 milhões.
Compartilhe
Veja também
Os 25 maiores anunciantes do mundo, segundo o Ad Age
Ranking mostra a Amazon, pelo terceiro ano consecutivo, na liderança; empresa investiu US$ 20,3 bilhões em compra de mídia em 2023
Confira as principais tendências para o mercado de games em 2025
As tendências de games foram apresentadas na primeira edição do B2Game, evento realizado pela Cheil Brasil e Xdome Gamer Lab, arena gamer da Allos