Petrobras patrocina Rio Occupation London
Projeto cultural ocupará palcos, instituições e museus de Londres antes e durante os Jogos Olímpicos
Projeto cultural ocupará palcos, instituições e museus de Londres antes e durante os Jogos Olímpicos
Teresa Levin
11 de julho de 2012 - 8h02
Trinta artistas brasileiros participarão do projeto Rio Occupation London, que ocupará palcos, instituições e museus de Londres antes e durante as Olimpíadas. A iniciativa, que segue até o dia 3 de agosto, conta com o patrocínio da Petrobras e da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Ela integra o Festival Londres 2012, braço cultural dos Jogos Olímpicos.
O Rio Occupation London tem direção artística de Christiane Jatahy e Gringo Cardia. Eles tiveram a consultoria de cinco profissionais de diferentes áreas para a escolha dos artistas participantes. Entre os nomes selecionados estão Alessandra Maestrini (atriz, cantora, compositora e versionista), Bruno Vianna (cineasta), Dina Salem Levy (designer e arquiteta), Gustavo Círiaco (dançarino), João Brasil (DJ e produtor musical) e Siri (artista sonoro). As apresentações, que serão gratuitas, acontecerão em instituições culturais como o Tate Modern e a Roundhouse.
O Rio Occupation London também envolve uma mostra de cinema, a Occupation Onscreen – The New New Cinema from Rio. Entre os dias 12 e 31 de julho, serão exibidas 44 produções da nova geração de cineastas do Rio de Janeiro, sendo nove documentários, 12 longas de ficção e 23 curtas-metragens. Entres as atrações estão "O Palhaço", "5xFavela – Agora por nós mesmos" e "A festa de menina morta". As projeções acontecerão nos cinemas do Somerset House e Biscuit Factory.
Como resultado destas ações em Londres, será realizado um projeto no Brasil. O Festival London Occupation Rio será promovido no Rio, em 2013, como uma continuação do diálogo com os artistas ingleses.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros