Philips Walita concentra esforços no PDV
Área de consumo e estilo de vida quer auxiliar consumidor brasileiro no ?momento da verdade? do varejo e retomar crescimento de duplo dígito
Área de consumo e estilo de vida quer auxiliar consumidor brasileiro no ?momento da verdade? do varejo e retomar crescimento de duplo dígito
Roseani Rocha
8 de setembro de 2014 - 8h00
Atenta ao fato de que no Brasil 80% das vendas ainda são realizadas nos pontos do varejo físico, a área de consumo e estilo de vida da Philips está investindo em uma estratégia de marketing com foco no PDV.
Segundo Alina Asiminei, diretora de marketing da área de consumo para a América Latina, os investimentos vêm em quatro frentes. A primeira foi a renovação das embalagens dos produtos que levam a marca Walita, feita em parceria com a Narita Design, com objetivo de transmitir mais informações sobre os produtos, ainda que com uma abordagem emocional, que contemple os valores da marca.
Depois, vêm investimentos em displays que exibam melhor os itens de cuidado pessoal, como depiladores e barbeadores. Estes são itens que ainda têm, segundo a executiva, alto potencial de crescimento no País. A penetração de barbeadores, por exemplo, não passa de 5% quando em regiões como Estados Unidos e Europa varia entre 30% e 40%.
A terceira frente de investimento são promotores virtuais, trazidos da Europa e adaptados às necessidades do consumidor brasileiro. Eles têm menu de opções, representando uma forma mais expandida de comunicar o produto (com dados que às vezes os vendedores não sabem em detalhe).
Por fim, a quarta vertente é a de serviços, com a Escolinha Philips Walita, resultado de parceria com a Dedinho de Moça, que ensina receitas saudáveis. Ao lado do PDV, o digital concentra os esforços (não divulgados) da Philips Walita em termos de marketing.
Na Eletrolar deste ano – maior feira do setor que ocorre de 15 a 18 de setembro – além de apresentar novos produtos, a Philips celebrará os 90 anos no mercado brasileiro. Apesar do esperado aumento de vendas no segundo semestre (segunda maior sazonalidade, atrás apenas do Dia das Mães), a expectativa é de crescimento não superior a 10% este ano, dado o quadro econômico e de espera da definição dos rumos políticos, com as eleições.
Os investimentos em PDV, o local onde o namoro do consumidor se transforma em compra efetivamente, buscam quebrar essa barreira e colocar a empresa novamente já em 2015 em um cenário de crescimento acima dos dois dígitos.
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