Andrea Dietrich
27 de janeiro de 2012 - 12h08
2012 chegou e é tempo de se organizar para mais um ano desafiador, que promete trazer muitas realizações. Segundo o horóscopo chinês esse é o ano do Dragão, que dentre todos os signos chineses é o mais forte e poderoso estando associado a riqueza, felicidade e boa sorte.
Um ano excelente para os negócios e para colocar idéias em pratica. E aproveitando esses bons fluidos achei uma ótima dar uma olhada nas tendências de consumo pesquisadas e publicadas no ultimo Trendbriefing do Trendwatching. Alias, o relatório inicia com palavras de muito otimismo dizendo que existem mais oportunidades do que nunca para marcas e empreendedores obterem ótimos resultados.
São 12 tendências listadas e vou entrar mais em detalhes em algumas delas. Coloco os links em cada uma das tendências caso vocês queiram aprofundar nos cases apresentados.
– Tecnologia a favor da saúde. A expectativa é que o mercado de aplicativos e equipamentos voltados a saúde continue a crescer bastante nesse ano seguindo a tendência do “faça você mesmo”. A App Store já tem 9.000 aplicativos móveis de saúde (entre eles, os ligados a exercícios físicos aeróbicos, dieta, estresse e relaxamento, e saúde feminina) e espera-se que o número chegue a 13.000 até meados de 2012 (Fonte: MobiHealthNews, setembro de 2011).
Veja alguns exemplos bárbaros dessa tendência. Clique aqui.
– “Ecossistema de ofertas” oferecendo o que tem de melhor, mais adequado e mais próximo ao consumidor. Tecnologia ajudando na personalização, na fidelização e no compartilhamento das boas ofertas. Clique aqui.
– O celular como meio de pagamento será ainda mais difundido em 2012 por empresas como Google e Mastercard, que já fizeram seus lançamentos no final de 2011. Além da conveniência, essa nova maneira de comprar traz vantagens em ofertas, programas de fidelidade e promoções. Clique aqui.
– Falando em celulares, o crescimento do uso de smartphones e acessibilidade aos planos de dados farão com que contribuir com os outros, com as empresas e com a humanidade fique cada vez mais fácil. O crowdsourcing continua como uma grande tendência para esse ano. Clique aqui.
– E para quem acha que Realidade Aumentada e QR Codes são tecnologias ultrapassadas, prepare-se para vê-los ainda mais em 2012. O uso inteligente agregando conteúdo, descontos, facilidade de comprar produtos está em alta e cresce junto com o aumento da utilização dos smartphones.
Cases bem bacanas apresentados aqui.
– A “Cultura das Telas” será ainda mais difundida em 2012. Além de uma tendência, é um canal no qual todas as demais tendências vão se manifestar. Estamos falando de tablets, celulares, TVs interativas, displays touch, vitrines virtuais e etc. Exemplos aqui.
– O “Recomércio” é uma maneira de trocar produtos antigos, ou que você não usa mais, por descontos na compra de novos, vale até revender experiências. Cada vez mais empresas e plataformas tecnológicas estão apoiando esse novo modelo de negócios que visa uma compra mais sustentável e mais em conta em tempos de crise. Clique aqui.
Enfim, tudo isso regado a muita transparência, sinceridade e ousadia tendem a dar muito certo nesse ano. Além de aproveitarmos tudo de bom que o ano do Dragão tem a nos trazer.
Um excelente 2012 para todos nós!
Andréa Dietrich é responsável pelo núcleo digital do Grupo Pão de Açúcar.
Compartilhe
Veja também
-
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros
-
Cimed amplia collab com Fini e lança gel dental e enxaguante bucal
Já foram vendidas 7 milhões de unidades dos produtos para o varejo farmacêutico e projeção é chegar a 100 milhões em 2025, com faturamento de R$ 1 bilhão
-
-
-