Quando eu crescer não quero ser igual a você
Buscar
Ricardo Fort
20 de janeiro de 2012 - 11h14
Outro dia perguntei a um amigo quem era a pessoa que ele mais admirava na sua empresa. Depois de uns minutos em silêncio ele respondeu "ninguém".
Repeti a pergunta pra alguns outros, cada um trabalhando em uma empresa diferente, todas muito boas e com grandes marcas e as respostas não foram muito diferentes.
Será que o problema são as minhas amizades ou a quantidade de pessoas admiraveis nas empresas ?
Um pouco de cada provavelmente.
Por um lado, a expectativa que as pessoas tem das lideranças são muito exageradas. Esperamos demais dos líderes que, assim como quaisquer pessoas, tem virtudes e defeitos. O problema é que geralmente temos baixa tolerância aos defeitos deles. Esperamos que não errem nunca, sejam sempre justos, façam perguntas mais inteligentes, vejam o que os outros nao veem, tenham um eterno bom humor, etc. Convenhamos, pouco provável encontrarmos gente assim dentro ou fora do escritório.
Mas por outro lado, noto que o nível anda baixo mesmo. Mesmo nas grandes empresas.
Uma possível razão é o critério das promoções.
Promove-se mais os que só-concordam-e-aceitam do que os que pensam-diferente-e-desafiam. Afinal, concordar com os chefes é sempre mais seguro.
Com o tempo e a perpetuação desse comportamento, criou-se nas ampresas uma geração de líderes sem opinião. Aquele que espera o chefe falar pra dizer o que pensa. Sei qeu você conhece alguns assim (não na sua empresa, claro).
Dá pra admirar gente assim ?
Eu já trabalhei em empresas com e sem grandes líderes e posso gartantir que o impacto positivo quando se tem alguém assim é muito grande em toda a organização.
E você, já decidiu com quem vai parecer quando crescer ?
Ricardo Fort é diretor global de marcas da Danone Paris.
Compartilhe
Veja também
-
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
-
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros
-
-
-