Assinar

Quais as prioridades dos profissionais de marketing para os negócios?

Buscar

Quais as prioridades dos profissionais de marketing para os negócios?

Buscar
Publicidade
Marketing

Quais as prioridades dos profissionais de marketing para os negócios?

Edição 2024 do relatório Anual de Marketing Global da Nielsen indica que os profissionais estão mais inclinados a investir em performance do que em construção de marca


29 de abril de 2024 - 17h51

CMOs vão investir mais

(Crédito: Sketchy Bytes/ Shutterstock)

De que maneira os profissionais de marketing podem ampliar o retorno sobre o investimento (ROI) e garantir melhor resultados para os negócios nos próximos meses de 2024?

Para tentar obter essa resposta, pela sexta vez a Nielsen apresenta o Relatório Anual de Marketing Global, que apresenta insights obtidos por meio de entrevistas realizadas por quase 2 mil profissionais e especialistas em marketing de diversos mercados.

A proposta do relatório é pontuar como que esses profissionais pretendem alocar os investimentos em marketing, pontuando a forma como eles consideram as redes sociais, buscas online, vídeos online/mobile e display como os mais adequados canais para aplicar tais investimentos.

De forma geral, o relatório traz quatro insights importantes que, segundo a Nielsen, são considerados pelos profissionais de marketing para a tomada de decisão sobre investimentos e melhor aproveitamento dos canais de mídia. Veja abaixo:

Otimismo em relação aos investimentos está em alta

A Nielsen pontua no relatório aponto que 72% dos profissionais de marketing esperam ter orçamentos mais robustos este ano do que ano anterior. O resultado é considerado positivo ainda mais em um cenário global de inflação e de incertezas em relação a cadeia de suprimentos.

Táticas dos especialistas podem não gerar os principais resultados de KPI

Para 70% dos entrevistados, será mais importante priorizar o marketing de performance em relação às iniciativas de construção de marca. No entanto, a Nielsen aponta que olhar apenas para o marketing de performance sem o apoio de iniciativas de construção de marca pode limitar o ROI de longo prazo.

Alocações de mídia digital se aproximam de dois terços dos investimentos

Os profissionais de marketing entrevistados pela Nielsen pretendem, em média, alocar mais de 63% dos investimentos em mídias em canais digitais, redes sociais, buscas, vídeos online display digital. Há um ano, a divisão dos investimentos em mídia estava em 50% para o digital e 50% para as mídias tradicionais.

Confiança na tecnologia de marketing não corresponde à realidade da medição

Entre os profissionais entrevistados, 84% afirmam estar extremamente confiantes ou muito confiantes na capacidade de mensuração do ROI. Na edição do ano anterior, essa taxa era de 69%. Somente 38% dizem avaliar o ROI holístico de seus esforços de marketing ao medir os investimentos nas mídias tradicional e digital.

Publicidade

Compartilhe

Veja também