Assinar

Rakuten compra parte do Pinterest

Buscar
Publicidade
Marketing

Rakuten compra parte do Pinterest

Negócio envolve um valor de US$ 100 milhões e tem foco na internacionalização de ambas as marcas


18 de maio de 2012 - 9h50

A Rakuten, maior operadora de shopping centers on-line do Japão, acaba de pagar US$ 100 milhões para adquirir uma participação, não revelada, na rede social de vídeos e fotos Pinterest, uma das febres da internet atualmente.

O negócio pemitirá que a Rakuten integre a exposição dos produtos comercializados pelos seus shoppings eletrônicos presentes hoje em 18 países. O foco será no Japão, o maior mercado da companhia, mas a estratégia de expansão internacional é agressiva, inclusive no Brasil. Em 2011, a japonesa comprou 75% da Ikeda, provedora nacional de sites de comércio eletrônico para o varejo, e no último mês de abril, lançou ainda um shopping por aqui com as lojas Martins Fontes e Ricardo Eletro.

A meta da Rakuten é operar em 27 países, originando 70% de suas transações brutas a partir de mercados estrangeiros. Com receita de US$ 4,6 bilhões em 2011, a múlti ocupa hoje a terceira posição entre as empresas de comércio virtual do mundo, atrás da Amazon e Ebay.

A internacionalização também é o objetivo vislumbrado pela Pinterest, avaliada agora em cerca de US$ 1,5 bilhão. Lançada em 2010, a rede já reúne uma legião de mais de 20 milhões de usuários, que postam fotos e vídeos relacionados à moda e decoração, ao contrário de outros serviços, como o recém-adquirido pelo Facebook, o Instagran, cujas imagens estão ligadas à fotos familiares.

Contexto
A estratégia de crescimento da Rakuten reflete a busca por alternativas capazes de manter a evolução da empresa. A velocidade de expansão das companhias japonesas deve diminuir consideravelmente devido ao envelhecimento da população local. Já o Brasil, possui mais de 43 milhões de internautas e 30 milhões de compradores on-line. O potencial para geração de novos negócios é extremamente promissor e inclui até o plano do governo de aumentar a penetração da banda larga dos atuais 30% para uma cobertura de 88% dos lares brasileiros.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cimed amplia collab com Fini e lança gel dental e enxaguante bucal

    Cimed amplia collab com Fini e lança gel dental e enxaguante bucal

    Já foram vendidas 7 milhões de unidades dos produtos para o varejo farmacêutico e projeção é chegar a 100 milhões em 2025, com faturamento de R$ 1 bilhão

  • Avon amplia pontos de venda e reforça atuação omnichannel

    Avon amplia pontos de venda e reforça atuação omnichannel

    Marca abre sua loja própria no Mercado Livre, chega à rede Bel Cosméticos e expande parceria com a Soneda