Renata Vieira: os desafios de liderar o marketing da Reckitt Hygiene Comercial
Executiva, que assumiu o cargo de diretora de marketing após 21 anos trabalhando na área de alimentos e snacks, fala sobre os desafios de comunicação da categoria
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Valeria Contado
16 de agosto de 2023 - 6h15
Após um longo processo de reflexão, Renata Vieira tomou a decisão de deixar a Mondelez, onde ocupava o cargo de diretora de marketing global, para chegar à Reckitt Hygiene Comercial em setembro de 2022. Na atual empresa, a executiva passou a ocupar o cargo de diretora de marketing a nível local e mudou completamente o rumo de suas atividades.
Com 23 anos de carreira, sendo 21 deles na área de alimentos e snacks, Renata viu nas gôndolas de marcas como Veja, Vanish, SBP, Poliflor e Lysol a oportunidade de mudar de ares e trazer novas agendas para o segmento de bens de consumo. Para ela, o maior desafio durante a nova jornada foi se adaptar a uma nova cultura empresarial e entender como funciona o modelo.
No entanto, a executiva explica que, ao fazer essa mudança, buscava encontrar novos desafios de como se comunicar em um segmento. “Estava buscando conhecer dinâmicas de produtos diferentes, além do desafio de, sendo a número 1 de marketing, tomar decisões estratégicas olhando o portfólio”, conta.
Mesmo sendo um segmento de produtos que preza por mostrar os resultados em sua comunicação, Renata entende que a Reckitt também faz parte da dinâmica dos produtos de bem de consumo. Para ela, além de colocar o cliente no centro das decisões de comunicação, é importante trazer para a pauta uma agenda ESG.
Por isso, a executiva explica que busca acelerar a introdução dessas áreas na comunicação das marcas. Além disso, um dos princípios importantes nessa jornada foi a autonomia que recebeu para fazer as escolhas e trabalhar o potencial de cada um dos produtos.
“O brasileiro tem uma relação emocional muito grande com o momento da faxina. Temos visto uma oportunidade de trazer a creator economy e a forma como olhamos para a nossa categoria e para a pauta de entretenimento”, explica.
Esses aspectos já podem ser observados na comunicação da empresa. Com Vanish, por exemplo, a comunicação foi vinculada ao Carnaval e a Festa de São João. Já com Veja, a companhia apostou no piseiro para facilitar a limpeza. Neste ano, inclusive, a companhia lançou uma de suas maiores campanhas promocionais.
O Cannes Lions também foi um momento de inspiração para Renata. No festival de publicidade, a Reckitt Hygiene Comercial concorreu com a campanha “Vanish Me, My Autism & I”. A peça conquistou Ouro em estratégia criativa, Prata em Film e Bronze em Film Craft. Essa peça, criada nodo Reino Unido é uma inspiração para a executiva na comunicação brasileira a respeito de como inserir essa agenda de conexão com o consumidor no segmento.
“Foi um desafio olhar para a nossa marca, que tem um potencial de gerar impacto, e ver que não podíamos falar só de resultados. Temos que encontrar o equilíbrio entre provocar o consumidor em aspectos mais emocionais da nossa marca, mas lembrando que, no fim do dia, ele precisa ter certeza de que ele vai encontrar um produto de qualidade”, diz.
Desde que chegou, uma das agendas mais importantes para Renata Vieira é o fortalecimento do e-commerce da Reckitt. A executiva afirma que esse é um pilar muito importante na hora de ativar e se conectar com o consumidor.
Para isso, a Reckitt Hygiene Comercial tem feito a integração entre os times de commerce, mídia e marketing com o objetivo de produzir campanhas mais integradas, que trabalhem o funil de vendas. Além disso, os dados que esse tipo de campanha geram ajudam a marca a entender o comportamento de consumo relacionado a seus diferentes produtos.
Esse ponto será muito importante para o segundo semestre da marca, em que a companhia abordará temas como a Black Friday para todos os seus produtos, e chegada do versão, com controle de pestes através de SBP. E, para reforçar esses momentos, a Reckitt deve intensificar também a presença nos pontos de venda.
“Tivemos um primeiro semestre acelerado e estamos com uma expectativa bastante positiva para que os próximos meses continuem puxando os negócios para as marcas”, diz. Nos próximos meses, antecipa Renata, a Reckitt deve apresentar três novos produtos em seu portfólio.
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