Assinar

Rock in Rio é plataforma para experiências tecnológicas

Buscar

Rock in Rio é plataforma para experiências tecnológicas

Buscar
Publicidade
Marketing

Rock in Rio é plataforma para experiências tecnológicas

Empresas como Oi e Globo aproveitam o festival de música para testar operações ainda inéditas no mercado


4 de outubro de 2019 - 13h29

Oi está testando a tecnologia 5G no Rock in Rio e também fornece wi-fi para todo o público (Crédito: Divulgação)

Enquanto as marcas aproveitam o patrocínio ao Rock in Rio para entregar experiência para o público, muitas das empresas presentes no evento também estão utilizando os setes dias do festival que se encerra no domingo, 6, para testar inovações tecnológicas. As iniciativas vão de ações que envolvem o público, como um painel interativo com inteligência artificial da Otima e da Trident, a projetos mais amplos, como a disponibilização de 5G pela Oi para o trabalho que está sendo desenvolvido para a cobertura real time do evento, mas também em uma ativação do game Call of Duty na Oi GamePlay Game by Game XP. A operadora também fornece wi-fi gratuito para todo o público e, até às 4h desta sexta-feira, 4, bateu um recorde de todos os eventos que fez, incluindo a Copa do Brasil, ao registrar um tráfego de 128,8 terabytes com mais de 15,2 mil conexões simultâneas, desde a implantação do sistema em 1º de agosto. Com isso, em quatro dias de festival o consumo de dados na Cidade do Rock via o wi-fi da Oi já alcançou 46,8 TB. Conheça abaixo algumas das ações ligadas à tecnologia que acontecem no Rock in Rio:

Oi

 A Oi transformou a Cidade do Rock na primeira cidade 5G do país, com uma rede implantada para testes e experiências com a tecnologia. Além de fornecer o 5G para o desenvolvimento do trabalho da equipe que cobre o festival em real time, a Oi também promoveu o lançamento da versão mobile do jogo Call of Duty, que foi criado no início dos anos 2000 para PCs e depois ganhou versões para diversos tipos consoles. Na GamePlay Arena by GameXP, o público pode jogar online em smartphones 5G conectados pela Oi.

A operadora também fornece wi-fi gratuito para o público da Cidade do Rock ao longo dos 345 mil m² do evento – quase a totalidade do parque –, incluindo o Palco Mundo, com 550 hotspots. Para manter a alta conectividade do local e a disponibilidade de todos os serviços, foram instaladas também sete antenas para reforço da cobertura móvel 3G e 4G.

Para assegurar a disponibilidade dos serviços de internet na Cidade do Rock conectada pela fibra da Oi, a companhia montou o Network Operation Center (NOC), um centro de monitoração integrado que controla toda a operação na Cidade do Rock. Na frente e na área externa do NOC, telas de LED exibem diversas informações, como tráfego de dados online e o número de pessoas conectadas.

 

Globo oferece experiência com realidade virtual (Crédito: Divulgação)

Globo

A Globo e o Globoplay montaram um hub de experiências no qual mostram como novas tecnologias contribuem para a conexão com o conteúdo. Em seu estande, desenvolvido em parceria com a SRCOM, a proposta é fazer uma imersão no futuro do consumo de conteúdo, com o uso de realidade virtual, áudio imersivo, conteúdo em 8K HDR e 5G Broadcast. Entre as atrações, está disponível uma experiência em VR dos shows do Palco Mundo, com vídeo 360 e áudio 3D. Os shows também estão sendo exibidos em ultra-alta definição no estande, graças a uma captação extensiva do primeiro fim de semana do festival, em 8K HDR, tecnologia que oferece  uma resolução 16 vezes maior que o HD e o HDR. Em parceria com as empresas Rohde&Schwarz, Technicolor, Fraunhofer e Dolby, também está sendo feito o primeiro teste de 5G Broadcast do Brasil.

Trident e Otima oferecem um painel tecnológico para o público (Crédito: Divulgação)

Trident e Otima

Em parceria com a Otima, a Trident levou para a Cidade do Rock o primeiro painel informativo com inteligência artificial a partir do reconhecimento de imagem. A tecnologia disponibiliza o mapa do evento e também funções para carregar a bateria do celular e conexão wi-fi.  Para utilizar os serviços do painel o usuário deve dispor de um Trident em mãos. Com a leitura da embalagem, com realidade aumentada, as funções do painel são liberadas.

Itaú e Facebook

 Roque é o nome do chatbot criado pela Agência OutraCoisa em parceria com a Zenvia e que conta com o patrocínio do Itaú e do Facebook. Com ele, quem está na Cidade do Rock pode checar o line-up, criar agendas de shows, e até encontrar as melhores alternativas de transporte  interagindo com a ferramenta através do Facebook Messenger. O chatbot foi pensado para possibilitar que cada participante criasse a sua própria programação, entre todas as atrações do Rock In Rio 2019.

Publicidade

Compartilhe

Veja também