Santander Cultural recebe Vik Muniz
Com patrocínio da instituição financeira, Porto Alegre abriga a primeira exposição solo do artista
Com patrocínio da instituição financeira, Porto Alegre abriga a primeira exposição solo do artista
Meio & Mensagem
20 de maio de 2014 - 12h05
Tem início nesta quarta-feira, 21, no Santander Cultural, em Porto Alegre, "O Tamanho do Mundo", a primeira exposição solo de Vik Muniz na capital gaúcha.
A mostra reúne 70 trabalhos que marcaram a carreira do artista plástico desde os anos 1980, como as instalações da exposição Relicário, até telas inéditas, como a série "Cartões postais de lugar nenhum", de 2013, em que Muniz retrata paisagens de Rio de Janeiro, São Paulo, Paris e Tóquio com uso de postais de diferentes endereços do mundo. O objetivo é propor uma reflexão sobre a globalização.
Em um tour especial para jornalistas, Vik Muniz aproveitou para rechaçar o título de artista erudito e ressaltar a função subjetiva da arte. "O artista é um irresponsável, ele precisa se perder. Se você para de se perder, para de ser artista. É preciso se levar pelo instinto", declarou.
Com entrada gratuita, a exposição ficará em cartaz até 10 de agosto, de terça a sábado, das 10 às 19h, e domingos e feriados, das 13 às 19h. A curadoria de arte é de responsabilidade da crítica Ligia Canongia.
* A jornalista viajou a convite do Santander Cultural
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros