Unilever e Unicef se aliam por saneamento básico
Por meio do limpador Vim, companhia destina R$ 500 mil para projeto que beneficia crianças e cidades do semiárido. Iniciativa recebe tratamento de marca
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9 de outubro de 2013 - 5h42
A Unilever fechou uma parceria com a Unicef para combater um dos problemas que afeta o desenvolvimento das crianças do semiárido nordestino. Por meio da marca Vim, limpador que estreou nas gôndolas brasileiras neste ano, a companhia apoia um projeto criado pelo fundo internacional que procura elevar a qualidade de vida dos municípios da região. O foco da estratégia é melhorar as condições de saneamento nas escolas públicas. Para esse acordo com a Unicef, um contrato válido por dois anos (que deverá ser renovado posteriormente), a empresa destinará R$ 500 mil, inicialmente.
O aporte servirá para ampliar e divulgar um projeto da Unicef que existe há mais de dez anos no País: é o selo “Município Aprovado”, que mostra para as cidades inscritas diversas formas de buscar recursos para combater velhos problemas brasileiros como evasão escolar e altos índices de mortalidade infantil. Para fortalecer essa missão surgiu a campanha “Vim para Unicef”, uma ação que nasce digital e que não tem data para terminar. A proposta é convencer a população a encampar o tema “saneamento básico” como uma das questões que devem ser prioritárias para o desenvolvimento da nação.
Para Fernando Fernandes, presidente da Unilever Brasil, a falta de saneamento é algo inaceitável para o País. A meta, com a iniciativa, que recebe tratamento de marca, com site próprio (www.vimparaunicef.com.br) e brand channel no YouTube, é ajudar 450 mil crianças. A parceria com a Unicef já acontece em outros lugares do mundo. A aliança foi lançada em 2012 e inclui regiões como Gambia, Gana, Nicarágua, Nigéria, Filipinas e Vietnã. “No total do projeto foram beneficiadas 600 mil pessoas. No Brasil, pretendemos atingir 450 mil crianças. Isso demonstra que nossa ambição aqui é realmente importante”, salientou.
A campanha, criada pela Fbiz (que atende a conta digital de Vim) e que teve também a participação do Google na criação do “Vim para Unicef”, dá largada nesta quarta-feira, 9. No canal do YouTube que abriga a iniciativa serão veiculados vídeos contando histórias de crianças que vivem no semiárido e que desejam banheiros com água ou simplesmente banheiros (em algumas escolas há barracas improvisadas). A produção é assinada pela Estilingue Filmes. A inexistência ou inadequação dessas estruturas sanitárias contribuem para os altos índices de mortalidade infantil em regiões como o semiárido e influenciam também na baixa escolaridade, já que as crianças deixam de frequentar a escola. Embaixadores do Unicef, como Renato Aragão e Daniela Mercury, que colaboram com a campanha, comentam esses e outros aspectos.
Uma das propostas da ação, além de expandir o conhecimento sobre o problema e informar que existe uma saída (o selo “Município aprovado"), é divulgar a mecânica da iniciativa. Como o produto é ainda novo no mercado, ainda não é possível destinar parte da renda obtida com a compra para o projeto. Mas essa etapa virá, afirma Diego Colicchio, diretor de marketing da área de limpadores. “No primeiro momento, o projeto é financiado pela marca. Na Europa, onde o produto existe há mais tempo (com o nome de Domestos), já é oferecida essa proporção do valor de compra para o consumidor”.
Colicchio ressaltou que a Unilever só irá considerar que teve sucesso com a iniciativa quando saneamento básico se tornar um assunto do dia a dia. Fernandes acrescentou que a companhia deseja que “Vim para Unicef” seja uma marca conhecida. “Seria fácil para a Unilever dar um cheque e assim ajudar os municípios, mas desejamos realmente envolver a sociedade nesse tema”.
Veja um dos filmes da campanha:
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