SBT aposta em jornalismo coloquial

Buscar
Publicidade

Mídia

SBT aposta em jornalismo coloquial

Novo SBT Brasil muda os âncoras e aposta em uma linguagem informal e pautas leves para atrair a audiência


30 de maio de 2011 - 5h30

A primeira reportagem do novo SBT Brasil – que entra no ar nesta segunda-feira, 30 de maio, as 19h30 – mostrará um repórter ao lado de uma vaca, questionado o espectador a respeito da origem do leite e dos inúmeros derivados e tipos gerados a partir de sua extração do animal. A cena cortará imediatamente para um ponto de venda, onde inúmeras caixas e tipos de leites serão apresentados, com destaque para a enorme (e as vezes, confusa) variedade que o consumidor encontra.

Essa primeira matéria ilustra bem o estilo do novo telejornal da emissora de Sílvio Santos. Reformulado e com novos apresentadores, o jornal pretende focar nos serviços e temas de interesse direto dos espectadores, com uso de uma linguagem mais simples e próxima da audiência. “Queremos instigar a reação e a opinião das pessoas de uma maneira solta e descontraída. Não deixaremos de dar informação, mas com uma abordagem direta e diferente”, resume Alberto Villas, diretor de jornalismo do SBT.

Para dar um novo ar ao noticiário, a emissora escalou a repórter Raquel Sheherazade, que até então ocupava o posto de apresentadora do telejornal da TV Tambaú, afiliada do SBT, e Joseval Peixoto, jornalista com décadas de experiência na rádio Jovem Pan. Segundo o diretor de jornalismo, os âncoras terão liberdade total para comentar e salientar as reportagens exibidas de acordo com a sua opinião pessoal.

Para Villas, é correto dizer que o SBT busca um modelo de jornalismo mais popular, sem que isso signifique uma queda do nível das notícias ou da produção. “As pessoas associam o jornalismo popular com baixaria, violência e perseguição policial. O SBT Brasil não terá nada disso. Levaremos as notícias de interesse do público, de uma maneira diferente e de fácil compreensão”, defende ele.

O SBT Brasil irá ao ar sempre das 19h30 as 20h15 e a expectativa da emissora é de que o novo telejornal supere em audiência o antigo modelo do SBT Brasil – que até então era ocupado por Carlos Nascimento e pela jornalista Karyn Bravo – que foram realocados para outros telejornais da casa.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Aposta Ganha assume naming rights do prêmio Bola de Prata

    Aposta Ganha assume naming rights do prêmio Bola de Prata

    Marca de apostas esportivas assume o lugar da Sportingbet que ocupava a posição desde 2016

  • Meta será a primeira big tech multada pela UE por práticas antitruste

    Meta será a primeira big tech multada pela UE por práticas antitruste

    Agência reguladora pode aplicar uma multa de até US$ 13,4 bilhões à Meta por vinculação do serviço de anúncios Marketplace ao Facebook