AO VIVO

Assista à premiação do Caboré 2023 gratuitamente!

Saiba quem serão os vencedores do prêmio que está na cabeça de muitos, mas na estante de poucos

Publicidade

Mídia

SBT aposta em jornalismo coloquial

Novo SBT Brasil muda os âncoras e aposta em uma linguagem informal e pautas leves para atrair a audiência

Preencha o formulário abaixo para enviar uma mensagem:


30 de maio de 2011 - 5h30

A primeira reportagem do novo SBT Brasil – que entra no ar nesta segunda-feira, 30 de maio, as 19h30 – mostrará um repórter ao lado de uma vaca, questionado o espectador a respeito da origem do leite e dos inúmeros derivados e tipos gerados a partir de sua extração do animal. A cena cortará imediatamente para um ponto de venda, onde inúmeras caixas e tipos de leites serão apresentados, com destaque para a enorme (e as vezes, confusa) variedade que o consumidor encontra.

Essa primeira matéria ilustra bem o estilo do novo telejornal da emissora de Sílvio Santos. Reformulado e com novos apresentadores, o jornal pretende focar nos serviços e temas de interesse direto dos espectadores, com uso de uma linguagem mais simples e próxima da audiência. “Queremos instigar a reação e a opinião das pessoas de uma maneira solta e descontraída. Não deixaremos de dar informação, mas com uma abordagem direta e diferente”, resume Alberto Villas, diretor de jornalismo do SBT.

Para dar um novo ar ao noticiário, a emissora escalou a repórter Raquel Sheherazade, que até então ocupava o posto de apresentadora do telejornal da TV Tambaú, afiliada do SBT, e Joseval Peixoto, jornalista com décadas de experiência na rádio Jovem Pan. Segundo o diretor de jornalismo, os âncoras terão liberdade total para comentar e salientar as reportagens exibidas de acordo com a sua opinião pessoal.

Para Villas, é correto dizer que o SBT busca um modelo de jornalismo mais popular, sem que isso signifique uma queda do nível das notícias ou da produção. “As pessoas associam o jornalismo popular com baixaria, violência e perseguição policial. O SBT Brasil não terá nada disso. Levaremos as notícias de interesse do público, de uma maneira diferente e de fácil compreensão”, defende ele.

O SBT Brasil irá ao ar sempre das 19h30 as 20h15 e a expectativa da emissora é de que o novo telejornal supere em audiência o antigo modelo do SBT Brasil – que até então era ocupado por Carlos Nascimento e pela jornalista Karyn Bravo – que foram realocados para outros telejornais da casa.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • SBT leva faixa de podcasts famosos à TV aberta em 2024

    SBT leva faixa de podcasts famosos à TV aberta em 2024

    Com a expectativa de ampliar a conexão com o ambiente digital, grupo faz parceria com projetos como Flow, Venus e PodDelas e cria a faixa SBTPodNight

  • Como os veículos e agências podem trabalhar a acessibilidade?

    Como os veículos e agências podem trabalhar a acessibilidade?

    A Sondery e IAB Brasil lançaram um manual que abre o debate para questões sobre acessibilidade para PCDs nas campanhas e ações de marketing