Historia do Brasil será contada via Twitter

Buscar

Historia do Brasil será contada via Twitter

Buscar
Publicidade

Mídia

Historia do Brasil será contada via Twitter

Diário Catarinense faz um especial sobre a República Juliana, narrando os fatos do episódio histórico no microblog e também no Facebook


3 de junho de 2011 - 9h51

Se você possui uma conta no Twitter poderá acompanhar na sua timeline os diálogos entre o revolucionário Giuseppe Garibaldi (@gpgaribaldi) e o líder da revolução Farroupinha, Bento Gonçalves (@bntgoncalves) e saber como andam os preparativos dos dois para a fundação da República Juliana, uma federação independente no sul do País.

Essa aparente impossível junção entre o passado histórico e o presente já está acontecendo por conta de uma ação promovida pelo Diário Catarinense, do Grupo RBS. A fim de oferecer aos seus leitores um conhecimento mais profundo sobre um dos episódios mais importantes da História do Estado, o grupo de mídia decidiu utilizar as redes sociais e perfis simbólicos que terão a missão de reviver, em posts de 140 caracteres, todo o processo da tomada da cidade de Laguna e da fundação temporária de uma nova unidade nacional.

A ação está alicerçada no Diario Catarinense Online e pode ser vista tanto pela página do Facebook (veja aqui) como também pelo perfil Tomada da Laguna, no Twitter (veja aqui). Desde essa quinta-feira, 2 de junho, os seguidores da página já estão sendo transportados para o ano de 1839 e acompanharão, dia a dia e praticamente no mesmo ritmo em que os fatos realmente ocorreram, a atuação dos personagens na fundação da Républica Juliana. A ideia é narrar os acontecimentos dia a dia, até o último capítulo dos fatos, no dia 15 de novembro.

Os internautas poderão ver posts com fotos, textos, cartas e comunicados enviados na época, bem como acompanhar a localicação de Garibaldi e de sua esposa, Anita, até a chegada na cidade de Laguna. A ideia é mesclar os elementos do passado com as ferramentas da internet, como o Foursquare, por exemplo, que será usado para mostrar a localização geográfica das tropas.

Saiba mais sobre o projeto Tomada de Laguna em um vídeo instituição feito pelo DC Online:

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Com seis marcas, DiaTV estreia nova temporada do De Frente com Blogueirinha

    Com seis marcas, DiaTV estreia nova temporada do De Frente com Blogueirinha

    Programa estreia com a participação de Bianca Andrade e patrocínio duplo envolvendo Boca Rosa + L'Occitane au Brésil

  • Anunciantes e Kantar criam novo player de medição de audiência nos EUA

    Anunciantes e Kantar criam novo player de medição de audiência nos EUA

    Chamada de Aquila, plataforma é fruto de coalização entre Associação dos Anunciantes, Kantar, Meta, Amazon e TikTok