Copa do Mundo

Neymar é jogador mais criticado após queda do Brasil na Copa

Com 101 mil menções, atacante foi o mais comentado após a derrota para a Noruega, aponta estudo da Content CO

i 6 de julho de 2026 - 15h11

Com apenas 30 minutos em campo, Neymar concentrou 101 mil menções nas redes sociais, sendo 39% delas negativas (Crédito: GettyImagens)

Com apenas 30 minutos em campo, Neymar concentrou 101 mil menções nas redes sociais, sendo 39% delas negativas (Crédito: Getty Images)

A eliminação do Brasil para a Noruega nas oitavas de final da Copa do Mundo FIFA 2026 gerou uma onda de críticas nas redes sociais. Apesar dos erros cometidos por diferentes jogadores da seleção, Neymar foi o atleta mais criticado pelos torcedores após a desclassificação, é o que analisa um estudo da Content CO.

Com base na análise de mais de 2,6 milhões de posts publicados entre 16h e 20h de domingo, 5, os comentários sobre a seleção eram majoritariamente positivos minutos antes do pênalti desperdiçado por Bruno Guimarães. Após a cobrança perdida, o tom das menções mudou: telespectadores passaram a questionar a escolha do batedor e tudo se intensificou após o gol desperdiçado por Endrick, a entrada de Neymar e os gols marcados pela Noruega. 

Nada se compara as críticas feitas a Neymar, após marcar o único gol da seleção na partida. As provocações cometidas pelo atacante ao goleiro Ørjan Nyland também fizeram o número de menções negativas explodirem. Os torcedores classificaram a atitude do jogador como “arrogante”, “vergonhosa” e “sem noção”, além de concluírem que o lance foi aceito pelo goleiro adversário como forma de  “consolo” ou “afago no ego” do jogador.

Mesmo com apenas 30 minutos em campo, Neymar foi o jogador mais comentado com cerca de 101 mil posts, sendo 39% deles negativos.

Veja o ranking completo:

Neymar é o jogador mais criticado em eliminação do Brasil
Posição Jogador Menções % negativas
Neymar 101 mil 39%
Rayan 33 mil 35%
Endrick 30 mil 34%
Vinicius Jr. 17 mil 33%
Martinelli 14 mil 30%
Casemiro 9,7 mil 30%
Bruno Guimarães 8,3 mil 22%
Alisson 6,8 mil 8%
Matheus Cunha 5,7 mil 10%
10ª Danilo 5,4 mil 35%
11ª Éderson Silva 5,3 mil 17%
12ª Marquinhos 5 mil 8%
13ª Danilo Santos 2,4 mil 30%
14ª Gabriel Magalhães 1,4 mil 19%
15ª Douglas Santos 1,2 mil 15%

Mesmo não entrando nos 15, Carlo Ancelotti, técnico da seleção brasileira, não foi poupado de críticas e registrou um dos maiores índices de rejeição durante o jogo contra Noruega.

Diante às substituições feitas na partida e após a entrada de Neymar, dos 33 mil posts no mundo todo sobre o técnico, 33,5% foram negativos.

Metodologia

O levantamento da Content CO foi feito com o Brandwatch, onde foram mapeados e coletados mais de 2,6 milhões de posts mencionando diretamente os jogadores da Seleção Brasileira entre 16h e 20h do dia 5 de julho de 2026.