46% dos usuários postam fotos e vídeos
Pesquisa do instituto Pew Internet relata hábitos de produção e compartilhamento de fotos da internet
Pesquisa do instituto Pew Internet relata hábitos de produção e compartilhamento de fotos da internet
Meio & Mensagem
14 de setembro de 2012 - 9h26
Na era digital, produzir e compartilhar fotos e vídeos é um hábito cada vez mais frequente entre usuários de internet. Pesquisa do instituto Pew Internet relata que 46% dos usuários da web produzem e compartilham fotos ou vídeos que eles mesmos criaram. Esse hábito é maior entre mulheres (48%, contra 45% de homens), jovens (de 18 a 29 anos, 69% dos usuários o fazem, contra 52% de 30 a 49 anos, 28% de 50 a 64 e 29% dos usuários com mais de 65 anos). O hábito também é maior quanto mais escolarizado, chegando a 51% entre os que tem ensino superior ou mais. A pesquisa chamou aqueles que produzem e compartilham suas imagens de “criadores”.
No entanto, um outro grupo também foi identificado pelo Pew Internet: os “curadores”, aqueles que selecionam material disponível na rede e o compartilha, seja em forma de vídeo ou de fotografia. Eles correspondem a 41% da respondentes.
Segundo análise do instituto, o hábito foi ampliado com a chegada dos smartphones e das redes sociais. Entre os pesquisados, 12% é usuário de Pinterest, a rede social basicamente utilizada para compartilhamento de imagens. O número de usuários é maior entre mulheres (19%). Entre os usuários de internet, 12% afirmam que usam o Instagram. Já o Tumblr é utilizado por 5% dos conectados. É a primeira vez que o instituto faz uma pesquisa sobre o uso destas redes sociais.
A pesquisa foi feita nacionalmente, nos Estados Unidos, com 1.005 adultos com mais de 18 anos (dos quais 799 se declararam usuários de internet), em agosto deste ano. A margem de erro é de 3,7 pontos.
Leia a integra da pesquisa aqui.
Compartilhe
Veja também
STF forma maioria para alterar responsabilização de big techs
Seis dos 11 ministros votaram a favor de que as redes sociais sejam obrigadas a remover conteúdo criminoso ou ofensivo mesmo sem decisão judicial, alterando o Marco Civil
Disney e Comcast processam Midjourney por violação de diretos autorais
Empresas alegam que a ferramenta geradora de imagens teria infringido direitos por meio da criação de personagens e elementos de seu portfólio