Mídia

Afinidade pela TV por assinatura cai 8,4%, diz pesquisa

Segundo pesquisa da Serasa Experian, 56,8% também têm propensão ao consumo de streaming

i 12 de agosto de 2025 - 6h02

TV por assinatura

12,1% da população brasileira tem afinidade com serviços de TV por assinatura, segundo pesquisa da Serasa Experian (Crédito: Shutterstock)

Apesar de indicar que 12,1% da população brasileira tem afinidade com serviços de TV por assinatura, estudo da Serasa Experian revela que esse número diminuiu 8,4% em relação a 2024.

Enquanto no ano passado, 24,78 milhões de pessoas demonstravam propensão ao serviço — o que equivale a 13,3% da base total analisada composta por 186,7 milhões de CPFs —  este ano, o número chegou somente a 22,7 milhões de brasileiros. O dado foi obtido por meio da ferramenta proprietária Insights Hub, que analisou o comportamento e o perfil de consumo dessa base.

Além disso, entre os que têm afinidade com TV por assinatura, 56,8% também demonstram propensão ao consumo de streaming. Isso, segundo o estudo, demonstra uma tendência consolidada de consumo híbrido entre modelos tradicionais e plataformas digitais sob demanda.

Perfil dos consumidores

A pesquisa também indica o perfil dos consumidores brasileiros de TV por assinatura. Ele se concentra principalmente na classe B, representando 63,9% da amostra, seguida pela classe C, com 20%, e pela classe A, com 14,2%. Em comparação com 2024, as classes A e B tiveram um aumento no consumo e a C uma discreta retração.

Com relação à faixa-etária, assim como em 2024, em 2025 os adultos de meia-idade seguem sendo o público com mais afinidade pela TV por assinatura. A maior parcela se encontra na faixa dos 39 a 48 anos (de 26,6% em 2024 para 26,7% em 2025). Em seguida, o levantamento destaca o crescimento entre pessoas de 49 a 65 anos, cuja presença aumentou de 21% para 24,5%, e entre os mais de 65 anos, que passaram de 17,1% para 18,2%. As faixas etárias mais jovens apresentaram uma leve diminuição de um ano para o outro.

Quando se trata de distribuição geográfica, os consumidores com maior afinidade à TV por assinatura estão no Sudeste, com 44%, seguido por Rio de Janeiro (14,7%) e Minas Gerais (7,5%). Logo depois aparecem estados do Sul e Centro-Oeste, como Paraná (5,7%), Rio Grande do Sul (5,4%), Santa Catarina (3,4%) e Goiás (2,4%). As demais unidades federativas registram participações individuais inferiores a 2%.

Metodologia

Para atingir esses resultados, a pesquisa foi realizada em julho de 2025 com base em uma amostra de 19.028.300 CPFs da base Serasa Experian. A metodologia envolveu o cruzamento de dados comportamentais, de afinidade, socioeconômicos e de crédito por meio do Insights Hub, solução de inteligência da Datatech. A Serasa afirma que todas as informações foram tratadas conforme as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).