Assinar

Anatel retoma bloqueio do X no Brasil e STF multa Musk

Buscar

Anatel retoma bloqueio do X no Brasil e STF multa Musk

Buscar
Publicidade
Mídia

Anatel retoma bloqueio do X no Brasil e STF multa Musk

Ao lado da Cloudflare, que forneceu o serviço de troca de IP do X, a Anatel disparou uma nova ordem para que operadoras suspendam acesso à rede social; STF se manifesta aplicando multa de R$ 5 milhões ao dia


19 de setembro de 2024 - 9h08

Atualizada às 13h21

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) voltou a emitir uma ordem de bloqueio do X após a plataforma ter voltado ao ar para alguns usuários na última quarta-feira, 18.

Além disso, segundo o g1, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, aplicou uma multa de R$ 5 milhões diários ao X por driblar a suspensão.

anatel x

Após acessos na última quarta-feira, 18, Anatel volta a determinar bloqueio do X no Brasil (Crédito: BongkarnGraphic/Shutterstock)

O acesso havia sido parcialmente restabelecido devido a uma alteração de endereços IP por parte da rede social.

Aa Anatel contou com a Cloudflare, empresa que forneceu o serviço de troca dos identificadores, para isolar o tráfego do X no Brasil sem afetar os demais clientes que utilizam seus serviços no País.

A Anatel confirmou a informação em nota, divulgada à imprensa nesta quinta-feira, 19. Veja a íntegra:

Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informa que, ao longo do dia 18/9, constatou que a rede social X estava acessível a usuários, em desrespeito à decisão judicial proferida pelo Supremo Tribunal Federal. Com o apoio ativo das prestadoras de telecomunicações e da empresa Cloudfare, foi possível identificar mecanismo que, espera-se, assegure o cumprimento da determinação, com o restabelecimento do bloqueio. A conduta da rede X demonstra intenção deliberada de descumprir a ordem do STF. Eventuais novas tentativas de burla ao bloqueio merecerão da Agência as providências cabíveis.

Assim, a Anatel determinou que 20 mil operadoras e provedores de Internet bloqueiem o acesso de usuários à plataforma de Elon Musk, a fim de manter a ordem de suspensão estabelecida por Moraes no final de agosto. A Anatel classificou a ação do X uma “intenção deliberada” para descumprir a ordem do ministro.

O STF, por sua vez, apresentou um edital de intimação ao X, uma vez que a companhia não tem nenhum representante legal no País após o fechamento do escritório no último mês.

O documento pede que a empresa suspensa imediatamente a utilização de seus novos acessos pelos servidores CDN Cloudfare, Fastly e Edgeuno e outros semelhantes, “criados para burlar a decisão judicial de bloqueio da plataforma em território nacional”.

Na noite de quarta-feira, 18, o X havia comentado o restabelecimento do acesso a alguns usuários brasileiros por meio de seu perfil oficial de Global Government Affairs na rede.

Em nota, a empresa afirmou que, quando o X foi suspenso do Brasil, a infraestrutura de fornecimento do serviço para a região da América Latina não estava mais acessível para a equipe dos Estados Unidos. A mudança de operadora de rede foi realizada, de acordo com o X, para continuar fornecendo o serviço para os usuários.

“Embora esperemos que a plataforma fique inacessível novamente em breve, continuamos os esforços para trabalhar com o governo brasileiro para que ela retorne o mais breve possível para a população”, escreveu a empresa em nota.

Confira na íntegra:

anatel x

(Crédito: Reprodução/X)

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Globo tem 16 marcas nas transmissões da Copa do Mundo de Clubes

    Globo tem 16 marcas nas transmissões da Copa do Mundo de Clubes

    Empresa de mídia fechou 22 cotas para as exibições na TV aberta e por assinatura de todas as partidas do torneio

  • Google seleciona veículos brasileiros para jornada de IA

    Google seleciona veículos brasileiros para jornada de IA

    Meio & Mensagem está entre os veículos selecionados que participarão de sessões ao vivo, mentorias e avaliação da FT Strategies