Após ganho, celebridades sofrem queda nas redes sociais
Período de auge de influenciadores no Instagram passa; boicote ao Facebook não tem muito impacto na rede
Após ganho, celebridades sofrem queda nas redes sociais
BuscarApós ganho, celebridades sofrem queda nas redes sociais
BuscarPeríodo de auge de influenciadores no Instagram passa; boicote ao Facebook não tem muito impacto na rede
Enquanto o início da quarentena significou uma oportunidade de consumo de conteúdo de influenciadores e celebridades, o decorrer do período de isolamento já não se mostrou tão promissor. No Instagram, os perfis de celebridades caíram em 34%, de uma média de seguidores de 13 milhões no primeiro trimestre de 2020, para 8 milhões. A queda no engajamento foi ainda maior: de 42%. As interações caíram de 150 mil, no início da pandemia, para 86 mil.
Os dados são resultado do relatório trimestral #MS360FAAP, realizado pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP) com a Socialbakers. A mudança foi brusca entre o primeiro trimestre do ano, em que o crescimento desses perfis foi de 17%, em comparação com o último trimestre de 2019.
O relatório atribui o movimento ao mau exemplo que alguns influenciadores exibiram em relação às orientações de prevenção ao coronavírus e a falta de conteúdo de uma vida glamourosa para publicar. A união desses fatores fez com que eles perdessem seguidores e interesse do público.
Na rede social irmã do Instagram, o Facebook, os seguidores de marcas e páginas institucionais é que tiveram queda, embora menor do que a sentida no primeiro trimestre do ano. Em comparação com o fim de 2019, a diminuição foi de 31%. Já comparando o primeiro e o segundo trimestre de 2020, o número foi de 7%. A média de seguidores caiu de 2,9 milhões para 2,7 milhões.
De acordo a pesquisa, parte da retração pode ser atribuída às consequências do movimento Stop Hate for Profit, em que cerca de centenas de marcas anunciaram boicote ao Facebook por considerarem insuficientes os esforços da rede para combater conteúdo de ódio.O investimento das páginas de marcas, e-commerce e entretenimento em conteúdo impulsionado aumentou. O setor de mídia manteve 7% das suas publicações impulsionadas e bens e consumo diminuiu de 63% para 59%.
**Crédito da imagem no topo: Ajwad Creative/iStock
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King