Crowdfunding ganha seu 1º Oscar
Parcialmente captado via Kickstarter, Inocente ganhou estatueta como melhor curta-documentário
Parcialmente captado via Kickstarter, Inocente ganhou estatueta como melhor curta-documentário
Meio & Mensagem
25 de fevereiro de 2013 - 1h23
O curta-documentário Inocente foi o primeiro filme capitalizado por um projeto de crowdfunding a ganhar um Oscar. Anunciado na cerimônia da Academia realizada no domingo 24, em Los Angeles – que sagrou Argo como melhor filme –, o curta arrecadou US$ 52,5 mil via 294 apoiadores, entre junho e julho de 2012.
O Kickstarter, plataforma pela qual parte do dinheiro foi arrecadado, já havia sido utilizado por outros cinco projetos indicados ao Oscar: Kings Point, Buzkashi Boys, Incident in New Baghdad, Sun Come Up e The Barber of Birmingham. O Kickstarter havia anunciado em janeiro que, desde sua criação em 2009, já colaborou na captação de mais de US$ 102 milhões em projetos envolvendo cinema.
O curta vencedor conta a história de Inocente, uma menina de 15 anos, sem-teto e imigrante ilegal na Califórnia, que luta para ser uma artista plástica. Ela subiu ao palco da 85ª cerimônia de Premiação da Academia junto com os diretores Sean Fine e Andrea Nix Fine, que receberam suas estatuetas. O filme já havia ganhado prêmios em diversos outros eventos, como nos festivais de Melbourne e o canadense Hot Docs.
Compartilhe
Veja também
IAB se manifesta e critica STF por votação do Marco Civil da Internet
Entidade diz que eventual mudança no Artigo 19, com a determinação da responsabilidade objetiva dos provedores de internet, seria prejudicial à publicidade digital
Os novos realities que a Endemol Shine pretende trazer ao Brasil
The Summit, Fortune Hotel e Deal or No Deal Island estão sendo negociados com players para estrear em solo brasileiro