Debussy: Cannes, Crepúsculo e novela
Google homenageia músico francês em sua página inicial, cuja obra embalou o cinema e a publicidade
Google homenageia músico francês em sua página inicial, cuja obra embalou o cinema e a publicidade
Bárbara Sacchitiello
22 de agosto de 2013 - 10h51
O Google encontrou uma maneira criativa de homenagear Claude Debussy, um dos nomes mais importantes da música francesa. No dia em que se completa 151 anos do nascimento do músico, sua principal obra foi lembrada pelo Doodle, a grafia especial utilizada na home do buscador.
Um clipe, que mostra carros antigos percorrendo as ruas noturnas da cidade, iluminado pelo espetacular brilho da lua, tendo como pano de fundo as luzes das casas e dos barcos que passam pelo rio, foi o cenário criado pelo Google para ambientar Clair de Lune, a obra de maior sucesso de Debussy. Ao clicar o botão de “play” da página inicial, é possível assistir a toda a sequência musical e ouvir a canção.
Ao clicar no ícone de pesquisa, na mesma tela, o Google direciona para uma página na qual reúne links com informações e curiosidades sobre o homenageado e sua obra. Claude Debussy nasceu em 1862 na cidade francesa de Saint-Germain-en-Laye e desde a infância demonstrou um particular dom musical. Após estudar no conservatório musical de Paris ele conquistou, aos 22 anos, o Grand Prix de Roma, considerado um dos prêmios mais importantes da época, o que alavancou sua carreira como músico.
Do cinema à novela
A mais conhecida obra de Debussy acabou se tornando um som familiar para os amantes do cinema e até mesmo das novelas. Clair de Lune foi a trilha sonora de diversos longas-metragens, sendo um dos mais recentes a saga Crepúsculo, um dos maiores sucessos de bilheteria mundial dos últimos anos.
No Brasil, Clair de Lune também está presente na TV aberta, como uma das canções da trilha da novela Amor à Vida, da TV Globo. Na trama de Walcyr Carrasco, a obra do compositor francês era tocada nas cenas da personagem Nicole (interpretada pela atriz Marina Ruy Barbosa). Mesmo após a morte da personagem na novela, Clair de Lune continua presente nos capítulos, sempre que o espírito de Nicole aparece, ou quando alguém relembra da garota.
Debussy em Cannes
Além da dramaturgia, Clair de Lune também foi muito utilizada na publicidade. Um dos comerciais mais famosos do perfume Chanel nº 5, estrelado pela atriz Nicole Kidman e pelo brasileiro Rodrigo Santoro, teve a canção como trilha sonora.
Reconhecido e admirado em sua terra natal, Debussy também dá nome a um dos teatros do Palais del Festivals, em Cannes, local onde acontecem os principais festivais de cinema e de publicidade do mundo. Assista ao comercial do Chanel nº 5:
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King