Instagram renova ícone e interface
Rede social reconfigura a câmera e o arco-íris de sua identidade visual em mudança global
Rede social reconfigura a câmera e o arco-íris de sua identidade visual em mudança global
Bárbara Sacchitiello
11 de maio de 2016 - 11h27
A câmera fotográfica e o arco-íris foram os únicos elementos da antiga identidade visual do Instagram que continuam identificando o aplicativo. Nesta quarta-feira, 11, a rede social anuncia uma mudança global de seu ícone e da interface, com o objetivo de modernizar sua imagem e acompanhar a evolução da utilização do aplicativo pelos usuários. É a maior mudança visual que o Instagram promove em seus cinco anos de presença no mercado.
Em vez da imagem de uma câmera fotográfica, a identidade visual ganha contornos mais delimitados e achatados, com o botão de fotografia centralizado. O arco-íris, que antes ficava localizado no canto superior esquerdo da marca, foi transposto para toda a imagem, deixando o logo do Instagram colorido. “Nos inspiramos em todas mudanças que nossa comunidade vem tendo e mantemos os elementos mais icônicos da marca, que são a máquina fotográfica e o arco-íris”, explica Melissa Amorim, gerente de comunicação do Instagram na América Latina.
Além da mudança do ícone, o aplicativo também reformulou sua interface. A partir desta quarta-feira, 10, os usuários de todo o mundo terão acesso a nova versão da timeline, na qual predomina a cor branca. “A ideia é destacar o conteúdo compartilhado pelos usuários. Portanto, apenas as fotos postadas pela comunidade darão o colorido do aplicativo”, explica Melissa. Os aplicativos complementares da rede social (como o Boomerang) também terão sua identidade visual reformulada, obedecendo ao design colorido do novo ícone.
Segundo a porta-voz do Instagram, as reformulações começaram a ser desenhadas no ano passado e demandaram centenas de testes e experimentos da equipe de design do Facebook, proprietário da rede social. A expectativa do Instagram em relação à aceitação do público é positiva. “Sabemos que toda mudança demanda um período de adaptação, mas todas as alterações que fazemos sempre são baseadas no feedback que nossa comunidade nos dá. Como mantivemos elementos icônicos do Instagram, trazendo-os para uma imagem mais moderna e simplificada, estamos animados em relação à aceitação do público”, opina.
Dados mais recentes divulgados pelo Facebook apontam que o Instagram possui uma comunidade atual de 400 milhões de usuários em todo o mundo. No Brasil, até o final de 2015, o Instagram possuía mais de 29 milhões de usuários cadastrados. O aplicativo criou um vídeo para explicar a mudança de sua identidade. Assista:
Compartilhe
Veja também
Cidade Center Norte terá mídia OOH gerenciada pela Eletromidia
Empresa de out-of-home ficará responsável pela comercialização de publicidade nas telas instalados no complexo de compras e entretenimento da zona Norte de São Paulo
Netflix dará prêmio de R$ 1 milhão em desafio de Round 6 em São Paulo
No próximo sábado, 14, plataforma de streaming promove o Round 6K, com provas e desafios no Parque Villa-Lobos, em São Paulo