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Endemol Shine Brasil projeta futuro com estúdio e novos conteúdos

Produtora de formatos irá gerir o complexo de produção da Banijay na América Latina em 2023 e planeja ampliar investimento em documentários, telenovela e branded content


28 de novembro de 2022 - 6h01

Há 15 anos, quando iniciou sua operação independente no Brasil, a Endemol Shine tinha basicamente uma função: licenciar formatos para serem adaptados por emissoras de TV – em sua maioria, realities. Uma década e meia depois, a empresa acredita ter se consolidado como uma casa de produção de conteúdo audiovisual, com a realização de trabalhos para variados canais e marcas.

A produtora, que faz parte do portfólio da multinacional Banijay, agora prepara uma expansão ainda maior nessa capacidade de produção ao assumir, no próximo ano, a gestão do primeiro complexo de produção que a Banijay abrirá no País.

Estúdios Banijay

Complexo de produção da Banijay será aberto no primeiro semestre de 2023 na cidade de Guarulhos (Crédito: Divulgação)

Localizado na cidade de Guarulhos, em São Paulo, o espaço terá 70 mil m2 e, segundo a empresa, será o maior espaço de produção audiovisual independente da América Latina, oferecendo opções de produção, cenografia e escritórios para produtores, talentos e empresas do universo do audiovisual.

“Nosso desafio vai ser continuar crescendo, produzindo cada vez mais e entregando formatos com muita qualidade”, diz Nani Freitas, promovida há um ano ao posto de CEO da Endemol Shine Brasil.

Em entrevista ao Meio & Mensagem, a executiva falou sobre a evolução da produtora, responsável por formatos como MasterChef, Casamento às Cegas, Canta Comigo, Iron Chef, The Masked Singer, A Ponte, entre outros. Veja:

Mudanças ao longo dos 15 anos

“Foram diversas mudanças. Quando a empresa chegou ao país, ela era responsável basicamente por licenciar formatos. Anos depois, passou a produzir e adaptar conteúdos próprios e de terceiros e em pouco tempo, se firmou como Casa Produtora, oferecendo uma variedade grande de serviços audiovisuais para os mais diferentes parceiros/players. Nesses 15 anos, pudemos mostrar uma grande capacidade de entregar produtos de altíssima qualidade, o que garantiu que ocupássemos hoje a posição de uma das mais conceituadas e respeitadas produtoras do país. É um orgulho enorme chegar aonde chegamos. Só temos a comemorar.”

Nani Freitas, CEO da Endemol Shine Brasil

Nani Freitas é CEO da Endemol Shine Brasil (Crédito: Divulgação)

Força dos realities

“A Endemol Shine Brasil sempre foi muito atenta às demandas do mercado e percebeu rapidamente que a audiência brasileira se encantou com os primeiros realities que trouxe. Hoje em dia, o reality show é um gênero sólido e que consegue caminhar por diferentes vertentes como realities gastronômicos, de sobrevivência, relacionamento, de confinamento/convivência e muitos outros. O público brasileiro gosta de se identificar com os personagens dos realities, se coloca na situação de cada um, e se imagina naquele papel dentro das telas, já que são histórias reais. E a Endemol Shine Brasil, por sua vez, tem a capacidade de entregar formatos bastante divertidos e dinâmicos, misturando boas histórias com bons personagens.”

Características da audiência brasileira

“O Brasil é um dos países que mais consome produtos de audiovisual e é um celeiro fértil e aberto para novos formatos. Temos a expertise de adaptar formatos internacionais para nossos clientes, levando em consideração toda a cultura local – que eu acredito ser a característica mais importante. Temos a liberdade para realizar todas as adequações necessárias, logicamente, sem perder o contexto original do formato Temos o exemplo, o The Masked Singer Brasil, um projeto da Coréia do Sul, com toda a estética exuberante que diversos programas de TV asiáticos têm, fazendo um sucesso enorme no Brasil, indo para sua terceira temporada em breve. Usamos as premissas originais, mas, é claro, imprimindo nossas características brasileiras, com personagens representando a nossa cultura, como o Dogão, o Brigadeiro, o Boto, o Pavão, Lampião e Maria Bonita, a Coxinha, Boi Bumbá etc.”

Criação de formatos locais

“Nosso interesse é aumentar, sim, o número de projetos originais criados aqui no Brasil. Queremos criar produtos locais que possam atender não apenas o nosso mercado local como também levar nossas criações mundo afora. Um dos nossos principais objetivos para 2023 é posicionar a Endemol Shine Brasil como Casa Produtora criativa, entregando formatos impecáveis criados por nossa equipe local, que é extraordinária.”

Consumo de conteúdo digital

Para a Endemol Shine Brasil essa é uma expansão muito bem-vinda já que leva nosso conteúdo para outros meios fazendo com que as audiências entrem em contato com todos nossos formatos. Isso nos dá a possibilidade de amplificarmos nossos conteúdos, fazendo eles terem cada vez mais engajamento e presença. É o caso de MasterChef, por exemplo, exibido em várias janelas e com conteúdo diferente criado especialmente para cada uma delas. Os projetos da Endemol Shine Brasil são multiplataformas. Produzimos hoje conteúdos específicos para cada uma delas com a consciência dessa diferença entre elas.”

Branded content

“Acreditamos que mais marcas se interessarão pelo entretenimento e estamos trabalhando para isso. Nossos projetos de branded content já somam vinte lançamentos desde 2017 e incluem marcas como Pantene, Stella Artois, Beats, Skol, Budweiser, Samsung e muitas outras. A intenção é seguir o trabalho com as marcas já parceiras e conquistar novas alianças com a possibilidade de desenvolver projetos cada vez mais personalizados e inovadores.”

Desafios para o futuro

“O desafio vai ser continuar crescendo, produzindo cada vez mais, entregando formatos com muita qualidade. Temos dois desejos, um deles é produzir formato local e exportá-lo e outro é produzir mais documentários e incluir em nosso portfólio uma telenovela. Neste ano já estamos em produção junto com o Globoplay, do documentário que conta a vida da apresentadora, atriz, empresária e ex-modelo brasileira, Xuxa Meneghel. 2023 será um ano de ampliar nossos horizontes.”

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