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Entidade questiona resenhas do TripAdvisor

Para órgão, não se pode garantir que todos os comentários sejam feitos por viajantes verdadeiros


1 de fevereiro de 2012 - 1h37

O TripAdvisor, um dos maiores players globais de conteúdo relacionado a viagens e colaboração social, enfrenta a acusação da Advertising Standards Authority (ASA), órgão britânico equivalente ao Conar brasileiro, de que as resenhas publicadas por usuários do site podem não ser verdadeiras e que por isso não deveria se apresentar como uma comunidade com “comentários em que você pode confiar”, ou então afirmar que ali se lê “opiniões de viajantes reais”. Ao todo, a comunidade reúne mais de 60 milhões de comentários e opiniões, principalmente sobre hotéis. As avaliações dos usuários geram um ranking que é levado em conta por viajantes do mundo todo nas suas decisões de consumo.

A denúncia foi aberta por dois hotéis e a KwikChex, uma companhia de monitoramento de reputação nas redes sociais. De acordo com eles, a credibilidade das resenhas não é checada pelo TripAdvisor e por isso a rede social não pode alegar a imparcialidade dos comentários como vem fazendo. O argumento é que pode haver trabalho orientado para tornar negativa a imagem de estabelecimentos, principalmente os menores.

Já a companhia respondeu que “a confiança sempre foi um componente chave para o sucesso contínuo do site” e que eles tem “investido pesadamente em sistemas, processos e recursos para identificar e minimizar conteúdo fraudulento”. Apesar da alegação, a ASA orientou que o TripAdvisor não utilize mais a mesma comunicação institucional e não apresente as resenhas ali publicadas como plenamente independentes.

O TripAdvisor atingiu, no ano passado, a marca de 50 milhões de visitantes únicos mensais. Fundado em 2000, estima-se que o site tenha faturado US$ 630 milhões em 2011 e que seu valor de mercado seja de US$ 3,5 bilhões.

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