Entidade questiona resenhas do TripAdvisor
Para órgão, não se pode garantir que todos os comentários sejam feitos por viajantes verdadeiros
Para órgão, não se pode garantir que todos os comentários sejam feitos por viajantes verdadeiros
Meio & Mensagem
1 de fevereiro de 2012 - 1h37
O TripAdvisor, um dos maiores players globais de conteúdo relacionado a viagens e colaboração social, enfrenta a acusação da Advertising Standards Authority (ASA), órgão britânico equivalente ao Conar brasileiro, de que as resenhas publicadas por usuários do site podem não ser verdadeiras e que por isso não deveria se apresentar como uma comunidade com “comentários em que você pode confiar”, ou então afirmar que ali se lê “opiniões de viajantes reais”. Ao todo, a comunidade reúne mais de 60 milhões de comentários e opiniões, principalmente sobre hotéis. As avaliações dos usuários geram um ranking que é levado em conta por viajantes do mundo todo nas suas decisões de consumo.
A denúncia foi aberta por dois hotéis e a KwikChex, uma companhia de monitoramento de reputação nas redes sociais. De acordo com eles, a credibilidade das resenhas não é checada pelo TripAdvisor e por isso a rede social não pode alegar a imparcialidade dos comentários como vem fazendo. O argumento é que pode haver trabalho orientado para tornar negativa a imagem de estabelecimentos, principalmente os menores.
Já a companhia respondeu que “a confiança sempre foi um componente chave para o sucesso contínuo do site” e que eles tem “investido pesadamente em sistemas, processos e recursos para identificar e minimizar conteúdo fraudulento”. Apesar da alegação, a ASA orientou que o TripAdvisor não utilize mais a mesma comunicação institucional e não apresente as resenhas ali publicadas como plenamente independentes.
O TripAdvisor atingiu, no ano passado, a marca de 50 milhões de visitantes únicos mensais. Fundado em 2000, estima-se que o site tenha faturado US$ 630 milhões em 2011 e que seu valor de mercado seja de US$ 3,5 bilhões.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King