Fórmula 1: mudança na negociação deve manter competição na Band em 2025
Em meio à expectativa de o produto ir para a Globo, atual detentora dos direitos não assinou o distrato com a Liberty Media e manterá a competição na grade
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Bárbara Sacchitiello
19 de outubro de 2024 - 12h57
Atualizada Às 16h15
Uma reviravolta nas negociações dos direitos de transmissão da Fórmula 1 deve acontecer na mídia brasileira. Enquanto o público – e o mercado publicitário – aguardavam a oficialização da Globo como a nova detentora dos direitos de transmissão, Band e Liberty Media devem manter a competição automobilística na grade em 2025.
Até a semana passada, tudo se encaminhava para a assinatura do contrato entre Globo e Liberty Media, a dona dos direitos da Fórmula 1. Porém, de acordo com informações obtidas pela reportagem, a Band e a empresa não chegaram a um acordo sobre o distrato, que colocaria fim ao acordo firmado em 2022, para as tranmissões da Fórmula 1, e que estava previsto para durar até o fim de 2025.
Com isso, o distrato entre as partes foi cancelado e volta a se manter o contrato que Band e Liberty Media haviam assinado ainda em 2022, e que garantia a F1 no grupo até 2025.
A reportagem apurou, ainda, que a Band teria chegado a um acordo para quitar as dívidas e pendências com a Liberty Media para manter o acordo válido e seguir com as transmissões da F1.
As conversas sobre as mudanças na transmissão da Fórmula 1 no Brasil ganharam força em setembro, quando começaram a circular notícias de que questões financeiras estariam impedindo a Band de cumprir o acordo firmado com a Liberty Media para seguir com as transmissões até 2025.
Logo em seguida, começaram os rumores de que a Globo estaria já em negociações para retomar as transmissões da competição, que fez parte de sua grade de programação por décadas, até ir para a tela da Band, em 2021.
Desde então, a Globo nunca chegou a confirmar oficialmente as negociações para adquirir os direitos da Fórmula 1, mas o mercado publicitário e a imprensa especializada davam como certa a retomada das corridas na emissora.
Tanto é que no upfront realizado nesta semana para o mercado publicitário, a Globo não usou nenhum porta-voz para dizer qualquer coisa sobre a Fórmula 1, porém, colocou a projeção de um carro de corrida no palco, enquanto o telão exibia a mensagem “Será?”
Para que a Globo oficializasse os direitos da Fórmula 1, contudo, ainda estava pendente a assinatura do distrato entre Band e Liberty Medua, algo que acabou não acontecnedo. Segundo apurações da reportagem, a atitude da Globo de ter, ainda que de forma não oficial, ter mostrado a F1 no upfront teria incomocado a direção da Band. Porém, as avalições dos termos do distrato ainda estavam acontecendo.
Posteriormente, a Band não aceitou os termos do distrato propostos pela Liberty e decidiu manter o acordo, junto à empresa, para seguir com as transmissões da F1 no próximo ano. Segundo a reportagem purou, não há mais valores a serem pagos pela Band à Liberty Media.
Segundo fontes do mercado publicitário, a Band, inclusive, já preparou o plano comercial para a temporada 2025 da Fórmula 1 e deve apresentar a profissionais de agências e de anunciantes a partir desta segunda-feira, 21.
Apesar de, internamente, celebrar a manutenção do direito da F1 na grade, a Band não deve oficializar publicamente o novo acordo com a Liberty pois o contrato mantido entre as partes já previa a realização das transmissões até o fim do próximo ano.
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