Na Globo, Fórmula 1 entra em nova fase na mídia em 2025
A partir do próximo ano, competição deve ter parte das provas exibidas na TV aberta e, também, servir como atrativo para ampliar os assinantes do Globoplay
Na Globo, Fórmula 1 entra em nova fase na mídia em 2025
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BuscarA partir do próximo ano, competição deve ter parte das provas exibidas na TV aberta e, também, servir como atrativo para ampliar os assinantes do Globoplay
Bárbara Sacchitiello
9 de setembro de 2024 - 7h53
A Globo ainda não fez a confirmação oficial e nem falou sobre o assunto, mas a Fórmula 1 voltará para sua grade a partir do ano que vem. A competição automobilística esteve na Band pelos últimos quatro anos, mas problemas financeiros inviabilizaram o cumprimento do contrato, que seria válido até o final de 2025.
A Band e a Liberty Media, empresa detentora dos direitos da Fórmula 1, manterão a parceria até o final da temporada atual, exibindo as oito últimas provas que faltam para completar o calendário do ano – entre elas, o Grande Prêmio São Paulo, marcado para 3 de novembro.
Embora ainda não oficializada, a nova parceria entre a Globo e a Liberty Media já vem sendo tratada por profissionais do mercado publicitário como algo certo. Existe, ainda, a expectativa de como a empresa fará a divisão das transmissões por seus veículos.
A Globo foi a casa da Fórmula 1 entre 1981 e 2020, quando encerrou o contrato com a Liberty Media e acabou deixando o espaço livre para a negociação da Band. Antes de 2020, já corria pelo mercado de mídia e publicidade a informação de que a Globo não via mais a competição como algo muito interessante para a audiência na TV aberta.
Esse foi um dos motivos, inclusive, que desgastou a relação entre a Liberty Media e a Globo, na época. A Globo pensava em levar a competição para seu canal esportivo pago (o SporTV), mas a organizadora da F1 sempre priorizou as transmissões em TV aberta, já que o mercado brasileiro, historicamente, sempre foi importante para a categoria.
Agora, essa questão também vem sendo debatida na nova fase de negociação entre Globo e Liberty Media. A Globo mantém os planos de não exibir todas as provas da temporada no canal aberto. A Liberty, porém, não abriu mão da robusta exposição do sinal aberto e do forte engajamento que a F1 ainda tem entre os fãs brasileiros, de acordo com uma fonte que atua em uma grande agência de publicidade.
A solução, portanto, deve ser uma divisão das provas. A Globo exibirá metade – ou até mais – das corridas da temporada na TV aberta, enquanto as demais serão veiculadas no Globoplay ou SporTV.
Outra fonte de uma grande agência do mercado publicitário destaca que a Globo pode usar a F1 como elemento de atratividade para o Globoplay. Com todas as provas da temporada em seu streaming, a empresa ganha mais força para atrair assinantes, sobretudo os fãs mais engajados, que não querem perder as corridas.
Um ponto que profissionais de agências ouvidos pela reportagem destacaram é a força que a Fórmula 1 ainda tem, como produto televisivo. Ainda que não marque os mesmos números de audiência do passado – e que não tenha um piloto brasileiro na competição, o que poderia ajudar a atrair mais público – a F1 tem um nicho fiel de espectadores, o que faz com que a competição continue atraente para as marcas.
Na Band, onde permanece até o final deste ano, a F1 sempre conseguiu um desempenho comercial satisfatório. Em 2024, oito marcas estão patrocinando ou apoiando as transmissões do canal: Claro, Heineken e Stone, que eram patrocinadores em 2023 e renovaram para este ano, além de McDonald’s.
Além dessas quatro patrocinadoras másters, a Band tem outros anunciantes na transmissão: a Philco, no top de 5 segundos, e a Mitsubishi Motors, Netflix e Shopee, como cotistas de participação.
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