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Mídia

Google lança projeto de conteúdo sobre commerce

Hub Commerce Connections on Air terá podcasts sobre transformações no comércio e na jornada do consumidor


9 de agosto de 2021 - 6h00

Nesta segunda-feira, 9, o Google lança a iniciativa Commerce Connections on Air, hub de conteúdo sobre comércio eletrônico para fomentar discussões, reflexões e compartilhar histórias, boas práticas e dicas de especialistas e profissionais de marketing para demais marcas. O hub é parte do Think with Google, site dedicado a compartilhar dados, tendências e pesquisas do Google com profissionais do marketing.

 

(Crédito: Soundtrap/Unsplash)

De acordo com Flávia Verginelli, diretora geral de estratégia de produtos e inovação do Google Brasil, o Commerce Connections On Air nasceu em meio à mudança nos hábitos de consumo do consumidor, cada vez mais digital, um processo que foi acelerado por conta da pandemia da Covid-19. “Sabemos que a essência do comércio é a mesma há milênios, mas as múltiplas possibilidades de conexões que surgiram em torno dessa arte de vender potencializaram as formas de fazê-lo. O Commerce Connections trata justamente dessas novas conexões do comércio, sempre com o digital como centro da experiência do consumidor”, contextualiza.

A vertical estreia com três episódios do podcast homônimo. O projeto em áudio terá novos episódios semanais. O primeiro consiste em uma conversa entre Gleidys Salvanha, diretora de negócios para o Varejo, e Rafael Russo, diretor de produtos de publicidade, sobre transformações do comércio, do perfil do consumidor e o papel do Google como parceiro das empresas e auxiliador na empreitada de buscar oportunidades para as mesmas.

Presente nesse primeiro episódio “Afinal, o que é Commerce?”, Rafael Russo elenca três principais movimentos no comércio durante a pandemia: economia K (em que algumas empresas se destacaram enquanto outras foram profundamente impactadas); concentração entre os maiores players do e-commerce; varejistas protagonizando fusões e aquisições, criando um ecossistema composto por varejo, marketplace, serviços financeiros, conteúdo, mídia, entretenimento e outros serviços; inovação e valor em todas as etapas da cadeia; e fronteiras entre os setores menos definidas.

“A pandemia da Covid-19 tem estimulado mais pessoas a começar suas jornadas de compra on-line, mesmo que elas terminem fazendo a compra fora do ambiente virtual. Esse comportamento envolve buscar por produtos, pesquisar preços e comparar condições com base nas informações da web antes de tomar uma decisão”, explica. O executivo cita que o Brasil dobrou sua penetração do e-commerce, com 14 milhões de novos e-shoppers, , de acordo com a eMarketer, e será o segundo país com maior crescimento global do varejo online em 2021, um avanço de 26% em relação a 2020.

De acordo com Russo, a intenção do Google é ser parceiro do consumidor ao lhe sugerir produtos durante sua jornada de compra e das empresas de qualquer segmento que estão olhando para o digital como uma forma de alcançar ainda mais consumidores. “Falar sobre commerce é sobre conectar oferta e demanda de forma eficiente, útil e responsável, e o Google é parte desse ecossistema. A missão do Google é organizar as informações do mundo e torná-las universalmente úteis e acessíveis. Em commerce, não é diferente. Queremos ajudar pessoas a descobrirem e comprarem os produtos que amam e precisam, sejam esses produtos de um grande varejista, de uma pequena empresa familiar ou de novas marcas que querem se conectar diretamente a eles. E ajudamos as empresas a encontrarem esses potenciais consumidores”, afirma.

Os demais episódios contam com nomes do mercado, como João Machado, gerente sênior de digital da Adidas; Daniel Milagres, diretor de marketing do Carrefour; e Thiago Gurgel, fundador e CEO da Loja do Mecânico, além de profissionais do próprio Google que conduzem o bate-papo. Eles tratarão da jornada de compra do consumidor, estratégias, uso de tecnologia, impacto social e outros tópicos.

Além do podcast, a iniciativa Commerce Connections on Air também oferecerá treinamentos sobre Commerce na plataforma Google Academy e workshops exclusivos para clientes e agências. Por ora, a empresa foca no podcast por conta da flexibilidade do formato e com a meta de aumentar o alcance dos conteúdos sobre o assunto para o maior número de empresas no Brasil.

**Crédito da imagem no topo: Christian Wiediger/Unsplash

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