Katy Perry faz bem para anunciantes?
Trata-se de saber se o videoclipe da cantora no Vevo é tão bom para os anunciantes quanto o episódio de maior audiência de ?Deadliest Catch?, da Discovery
Trata-se de saber se o videoclipe da cantora no Vevo é tão bom para os anunciantes quanto o episódio de maior audiência de ?Deadliest Catch?, da Discovery
Meio & Mensagem
9 de setembro de 2011 - 8h19
A Vevo, site de vídeos musicais, dá esse tom para o mercado anunciante, de que o vídeo da cantora Katy Perry é mais popular do que o reality show “Deadliest Catch” (Pesca Mortal ou Pesca Radical, do Discovery). A empresa se ampara em pesquisa que coloca seus vídeos musicais com mais audiência do que alguns populares programas de TV. Como um dos canais mais populares do YouTube, a Vevo é um dos poucos sites de vídeo que podem fazer frente à TV.
Segundo o site, o videoclipe “E.T.”, de Katy Perry, chegou a 4,5 milhões de visualizações no quinto dia de transmissão. O suficiente, por exemplo, para superar episódios de alta audiência de programas como “Project Runway” e de “Deadliest Catch” no número total de espectadores. A Ubisoft (desenvolvedora de games) patrocinou o vídeo da Vevo para promover o jogo “Just Dance 2”, no qual Katy Perry é uma artista em destaque.
O videoclipe “I Want to Go”, de Britney Spears, patrocinado pela Sunkist e Chevrolet, atingiu 2,5 milhões de espectadores nos primeiros cinco dias em junho, o que o equipara a uma série como “Awkway”, da MTV, dentro do contexto de comparação da Vevo. Há ressalvas, no entanto. Este ano, alguns vídeos mais populares da Vevo demoraram para acumular o número de espectadores que um programa da TV a cabo popular atinge em um único dia.
E há uma proliferação de vídeos de artistas de topo como Katy Perry, Britney Spears, Lady GaGa e Beyoncé. A Vevo permite apenas um ou dois patrocinadores por vídeo, por meio de combinação de banner e display. Por um tempo muito maior do que o comercial da TV.
Mas, os números da Vevo ainda são significativos. “Se você compra um determinado programa na TV, você compra um programa de múltiplas transmissões. São programas tipicamente de compra de impressões dentro de uma semana”, afirma o vice-presidente de vendas e operações da Vevo, David Kohl.
A Vevo também tem usado dados do NPD (empresa de pesquisa) para provar o quanto os vídeos de um artista pode influenciar o público-alvo. Kohl diz que busca uma agência para fazer um teste de envolvimento das pessoas com os vídeos e também para trabalhar com quatro ou cinco clientes dessa agência nas premières dos vídeos. O site também experimenta trailers para as estreias de vídeos e músicas, abertos a patrocinadores. Um trailer do OK Go, “Theme Song Muppet Show”, é um dos primeiros exemplos.
Outras estreias recentes da Vevo, patrocinadas, incluem o clipe “The Edge of Glory”, de Lady GaGa, patrocinado pela Chevrolet; “Love You Like a Love Song”, de Selena Gomez, patrocinado pela Acuvue; “Where Them Girls at”, de David Guetta, patrocinado pela htc; e “Best Thing I Never Had”, de Beyoncé, sob o patrocínio da Target.
Por Andrew Hampp, do Advertising Age.
Compartilhe
Veja também
Paulistão Feminino na Cazé TV estreia no Youtube com 7 cotas vendidas
Casas Bahia, Claro, Hypera, Mcdonalds (com Ifood), Pagbank, Stellantis e Unilever, pelas marcas Clear e Rexona, estarão presentes nas transmissões
Tiago Leifert será âncora dos conteúdos esportivos na Eletromidia
Jornalista e narrador do SBT participará da veiculação de notícias e informações sobre jogos e campeonatos, em projeto patrocinado pela Maturatta