Com O Agente Secreto, Brasil tem noite histórica no Globo de Ouro 2026
Wagner Moura foi o primeiro brasileiro a vencer premiação na categoria de Melhor Ator em Filme de Drama; longa ainda foi reconhecido como Melhor Filme de Língua Não Inglesa
A noite do domingo, 11, foi histórica para o cinema brasileiro. O Agente Secreto foi premiado em duas das três categorias em que concorria no Globo de Ouro 2026: Melhor Filme de Língua Não Inglesa e Melhor Ator em Filme de Drama, pela interpretação de Wagner Moura.
A cerimônia de premiação aconteceu em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Prêmio inédito: Wagner Moura é o primeiro brasileiro a vencer categoria no Globo de Ouro (Crédito: Reprodução/Golden Globes)
Essa é a primeira vez não apenas que o Brasil ganha dois Globos de Ouro no mesmo ano, mas também que um artista brasileiro vence a categoria de Melhor Ator em Filme de Drama.
O ator concorreu com Joel Edgerton, por Trem dos Sonhos; Oscar Isaac, pela atuação em Frankenstein; Dwayne Johnson, por Coração de Lutador: The Smashing Machine; Micheal B. Jordan, que interpretou o protagonista em Pecadores; e Jeremy Allen White, pelo trabalho em Springsteen: Deliver From Nowhere.
A indicação de Moura na premiação, contudo, não é inédita. Há dez anos, em 2016, concorreu pelo troféu em Melhor Ator em Série de Drama por Narcos, mas perdeu para Jon Hamm, de Mad Men.
Em seu discurso de agradecimento, o ator agradeceu ao diretor Kleber Mendonça Filho, compartilhou o contexto em que o filme se passa e ainda celebrou o País e a cultura brasileira.
A vitória de O Agente Secreto entrega ao Brasil o reconhecimento na categoria de Melhor Filme de Língua Não Inglesa no Globo de Ouro após 27 anos. Em 1999, Central do Brasil venceu concorrentes da Dinamarca, Estados Unidos, Países Baixos e Argentina.
O troféu de Melhor Filme de Drama foi para Hamnet: A vida antes de Hamlet. Além de O Agente Secreto, estavam na disputa Frankenstein, Foi Apenas um Acidente, Valor Sentimental e Pecadores.
A expectativa para o reconhecimento do cinema nacional no evento era alta. No ano passado, o Globo de Ouro premiou Fernanda Torres por Ainda Estou Aqui. Ela interpretou brasileira interpretou Eunice Paiva na obra de Walter Salles e concorria com nomes como Angelina Jolie, Nicole Kidman e Kate Winslet.
Na última semana, O Agente Secreto também foi premiado no Critics Choice Awards 2026 como Melhor Filme Estrangeiro.