Desafios e expectativas de Faustão na Band
Apesar dos desafios naturais de adaptação, mercado destaca prestígio comercial do apresentador como vantagem na nova casa
Apesar dos desafios naturais de adaptação, mercado destaca prestígio comercial do apresentador como vantagem na nova casa
Bárbara Sacchitiello
17 de janeiro de 2022 - 6h02
Depois de meses de preparativos e de muita especulação na imprensa a respeito do programa, Faustão, finalmente, faz sua estreia na Band na noite desta segunda-feira, 17. Sua nova atração, o Faustão na Band, vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 20h30, e exibirá, a cada dia, um quadro principal diferente.
Antonio Zimmerle, diretor nacional de programação da Band, conta que os últimos meses na emissora paulistana têm sido de desenvolvimento, preparação, formatação, estruturação e produção de pilotos do programa de auditório. “Todos os detalhes artísticos nesse período foram desenvolvidos e, no final desse processo, entrou o conteúdo, que é onde fomos buscar o diferencial para dar a carne para esse esqueleto. Foram meses de trabalho diário, intenso, unindo criatividade, tecnologia, conteúdo, talento, estratégia e todas as pontas e áreas que a televisão precisa”, conta o diretor.
Além de revitalizar o horário nobre da Band, que nos últimos anos foi comercializado para programações de conteúdo religioso, a chegada de Faustão traz muita expectativa para o departamento comercial da emissora. Fausto Silva sempre extrapolou o papel do apresentador que lê os textos de merchandising. Na Globo, ele se envolvia diretamente nas negociações com as marcas que anunciavam em seu programa e construiu um relacionamento sólido com diversos nomes do mercado.
A Band conseguiu manter o mistério a respeito dos patrocinadores do programa de Faustão até o dia da estreia. Nos últimos meses, o departamento comercial da emissora apresentou a agências e anunciantes o plano comercial para as marcas interessadas em aparecer na nova atração. A cota de patrocínio mais valiosa tinha preço de R$ 89 milhões e dá a marca o direito de apresentador do quadro temático de cada dia da semana. No sábado, 15, o colunista Ricardo Feltrin publicou a informação de que o Magazine Luiza será um dos patrocinadores másters do programa de Fausto Silva.
No mercado publicitário, a imagem de Faustão segue em alta. “Ele é o maior comunicador da TV brasileira e com uma sensibilidade incrível de traduzir para o grande público a mensagem das marcas de maneira única e com enorme resultado. O prestígio vem da pessoa que ele é, do envolvimento que tem com tudo o que faz e dos resultados que a história está ai para comprovar, nos mais diferentes segmentos e marcas. Além disso, o apresentador, o comunicador, a pessoa Fausto Correa da Silva é de verdade. E essa verdade que a Band tem hoje, de volta”, elogia Luiz Fernando Musa, CEO da Ogilvy Brasil, chairman e fundador da David – e também amigo do comunicador.
O CEO da Ogilvy Brasil acredita que Faustão na Band represente um retorno ao início e um resgate da trajetória do apresentador na TV. “Vejo essa volta como uma grande celebração de uma história marcante de sucesso. Acho que para todos, Band, apresentador, equipe da produção e público, esse é um momento único e, de certa forma, já estamos vendo essa celebração em todas as mensagens de artistas, celebridades e outras figuras públicas de renome que têm mostrado e falado da importância deste momento”, conclui.
Período de adaptação
Para quem acostumou o público a vê-lo semanalmente, aos domingos, por mais de 30 anos, a troca de emissora e de dia de programa exigirá a criação de um novo hábito. Marcia Esteves, CEO da Lew’Lara\TBWA, vê a estreia de Faustão na Band como uma situação peculiar, uma vez que a Globo é uma referência nacional na televisão aberta, com público cativo e tradição no País. “O Faustão, por outro lado e ao longo de todos esses anos, se tornou um ícone para os brasileiros, que tinham seu programa como referência aos domingos. O divórcio de um casamento tão longo traz desafios para todas as partes, que precisam se reinventar: tanto as emissoras como o apresentador precisam flertar, namorar e fazer aflorar o melhor de cada um dentro das novas propostas de relacionamento”, compara Marcia.
Por essa necessidade de adaptação, a CEO da Lew’Lara\TBWA acredita que, nesse primeiro momento, as comparação com o Domingão e com o passado de Faustão serão inevitáveis, mas que o prestígio comercial do apresentador seguirá em alta. “Faustão alcançou um patamar icônico no imaginário brasileiro e isso não mudará. O prestígio e reputação pertencem a ele, independentemente da casa em que estiver e o público reconhece isso em qualquer espaço. Para o mercado publicitário, o Faustão é um comunicador inigualável e as marcas que são associadas a ele sempre terão espaço especial no coração dos brasileiros”, garante.
Mesmo antes de estrear, Faustão já conseguiu causar impactos relevantes na grade de programação da Band na visão de Thiago Martinez, diretor de mídia da Africa. “A chegada de um apresentador sempre vem carregada de muita expectativa e a emissora está capitalizando muito bem esse retorno, tanto no mercado publicitário quanto para a audiência em geral”, diz o profissional de mídia.
Martinez acrescenta, ainda, que o programa terá o desafio bem grande de alavancar a audiência da faixa horária – hoje está beirando o traço por conta da programação religiosa – e entregar ao seu término audiência e relevância para a linha de shows e filmes da emissora. Por fim, Martinez acrescenta que a contratação de Faustão já foi suficiente para agitar o mercado publicitário. “O Fausto tem por características bons resultados de audiência aliado a importantes resultados de vendas para os anunciantes.
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