Quadros e cassetadas: como as marcas estarão no Faustão

Buscar

Mídia

Publicidade

Quadros e cassetadas: como as marcas estarão no Faustão

Apresentador estreia na Band no próximo dia 17 com plano comercial que prevê patrocínio dos quadros temáticos, além de ações especiais

Bárbara Sacchitiello
4 de janeiro de 2022 - 6h01

Apresentador apareceu pela primeira vez na tela da Band na virada do ano, durante o Viradão do Faustão, especial que exibiu cenários e detalhe do programa (Crédito: Reprodução/YouTube)

Com estreia marcada para o próximo dia 17 na tela da Band, Faustão já deu ao público uma demonstração do que será a atração que comandará na nova casa. Na virada do ano, no primeiro minuto do dia 1º de janeiro, o apresentador estreou, já no cenário de seu programa, para contar ao público sobre o estilo e o conteúdo do Faustão na Band. A atração irá ao ar de segunda à sexta-feira, das 20h30 às 22h30.

Com quadros fixos em cada um dos dias da semana, a atração já vem, há um bom tempo, procurando estabelecer parcerias com potenciais anunciantes. Considerado um nome forte no meio publicitário, e com relacionamento próximo de executivos de agências e de marcas, Faustão chegou a nova emissora com a expectativa de manter o bom desempenho comercial que fazia do Domingão uma das atrações de maior arrecadação publicitária da Globo.

Oficialmente, a Band não comenta sobre as parcerias que já teriam sido fechadas para o novo programa. A reportagem de Meio & Mensagem, no entanto, apurou que uma das estratégias do departamento comercial da Band foi criar cotas de patrocínio para os quadros semanais do programa, que irão compor a atração de segunda à sexta-feira.

Às segundas, por exemplo, irá ao ar a “Pizzaria do Faustão”, quadro que reunirá sempre três personalidades e atrações musicais para uma conversa com o apresentador. Às terças, o palco será ocupado pelos candidatos do show de talentos “Grana ou Fama”. Já às quartas, Faustão comandara o “Dança das Feras”, competição de dança ao estilo do Dança dos Famosos, que apresentou por muitos anos na Globo. Na quinta será o dia da competição musical “Na Pista do Sucesso”, que reunirá famosos e anônimos. A semana termina com o “Churrascão do Faustão”, quadro de sexta-feira que terá as presenças de duplas sertanejas e de personalidades do esporte.

Pelo plano comercial da atração ao qual a reportagem teve acesso, os anunciantes poderão patrocinar cada um desses quadros semanais. Pelo período de exposição de 13 semanas, a Band pede a cada um desses anunciantes o valor de tabela de R$ 88 milhões. É importante considerar que este preço não contempla os descontos que costumam ocorrer nas negociações do mercado publicitário. O patrocinador de cada quadro poderá aparecer na vinheta de oferecimento do conteúdo, além de ter direito a ações especiais e a dois comerciais de 30 segundos no intervalo daquela atração.

Outros formatos
Além do patrocínio dos quadros temáticos, o plano comercial do Faustão na Band também oferece outras possibilidades para as marcas. Uma delas é o patrocínio do bloco das tradicionais vídeocassetadas, que serão exibidas diariamente na atração. Para cada exposição de 13 semanas nas “Cassetadas do Faustão”, o departamento comercial da Band estabeleceu preço de tabela de R$ 87 milhões. A emissora ainda criou o formato da “Cassetada Temática”, que será veiculada uma vez por semana, com valor de tabela de R$ 41 milhões.

Há, ainda, cotas de patrocínio para outros quadros que irão ao ar ao longo da semana, como “Desbravadores do Planeta”, “Esta é Sua Vida” e “Histórias de Vida”, que serão exibidos semanalmente. Cada uma delas aparece no plano comercial com preço de tabela de R$ 47 milhões, também com exposição por 13 semanas.

Também estão sendo oferecidas ação avulsas no programa, sem vínculo aos quadros fixos da atração. Faustão tem o costume de, diretamente, participar das negociações com as marcas que anunciam em seu programa, hábito que certamente, levou para a Band. O apresentador aceitou o convite para retornar à casa onde estreou na TV aberta na década de 1980 e encerrou, no ano passado, uma história de mais de 30 anos com a Globo.

Publicidade

Compartilhe