BBB 23 tem recorde de cotas para o mercado publicitário
Além das 12 categorias principais, reality abre espaço para marcas nos cômodos da casa, na premiação e até em outros programas da Globo
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Bárbara Sacchitiello
2 de setembro de 2022 - 6h01
O BBB 23 já começou para a Globo – ao menos do ponto de vista de negócios. Nesta semana, as agências de publicidade começaram a receber o plano comercial da próxima temporada do reality, que segue como uma das atrações mais lucrativas da casa.
No próximo ano, a competição terá 100 dias de duração, estreando na segunda-feira, 16 de janeiro e terminando em uma terça-feira, 25 de abril.
O plano comercial que a Globo distribuiu ao mercado publicitário sinaliza a intenção de transformar ainda mais a repercussão e audiência do programa em lucro. Mais do que nas edições, anteriores, a Globo flexibilizou as possibilidades comerciais e abriu espaço novo para os anunciantes dentro e fora da casa.
Assim como aconteceu no BBB 22, a Globo também dividiu as cotas principais de patrocínio em 3 categorias: Big, Camarote e Brother. Ao todo, são 12 cotas principais e esses patrocinadores estarão presentes ao longo de toda a atração, nas chamadas e vinhetas e também nas ações e provas da temporada, de acordo com o nível de investimento.
A cota mais valiosa é a Big, que garante a visibilidade máxima no BBB, com patrocínio a provas, festas e outras dinâmicas. A presença da marca patrocinadora também contempla o Multishow e as mídias digitais. O plano do BBB 23 oferece 3 cotas na categoria Big, com valor de tabela de R$ 105,1 milhões.
A Globo também oferece ao mercado publicitário 4 cotas Camarote (com menos inserções do que a Big), no valor de R$ 80,2 milhões cada, e 5 cotas Brother (com a visibilidade inferior a das cotas Camarote), cujo preço de tabela é de R$ 15,6 milhões cada.
Apenas com a comercialização dessas cotas, a Globo pode faturar mais de R$ 700 milhões bem antes de atração começar.
Em 2022, patrocinaram o BBB as marcas Americanas, Avon e PicPay (cotistas Big); C&A, P&G, Amstel e Seara (cotas Brother) e QuintoAndar, McDonald’s, Hypera Pharma e Above (cotas Brother).
O montante de R$ 700 milhões, no entanto, pode ser apenas a parte inicial de um faturamento muito maior. Além das 12 cotas principais, chama atenção no plano comercial da Globo a variedade de possibilidades comerciais oferecidas aos anunciantes. O grupo descreve aos anunciantes que, neste ano, oferecerá uma “jornada 360 graus customizada” por diferentes territórios e segmentação.
Na prática, a Globo criou novas inserções voltada a segmentos econômicos específicos, para atrair mais anunciantes, e também se dispõe a construir ações de acordo com a proposta de cada uma das marcas.
A Globo dividiu a casa em algumas áreas para oferecer aos anunciantes a possibilidade de se encaixar naquele ambiente. Pela primeira vez, o BBB terá uma cota de patrocínio para a Lavanderia, em que a marca poderá expor seu produto e explorar o contexto do local. Esse tipo de cota contempla, ainda, uma festa personalizada. Para esse tipo de patrocínio, a Globo pede, como valor de tabela R$ 13 milhões.
A mesma lógica da Lavanderia é aplicada às cotas Make (voltada a alguma marca do segmento de beleza, que abastecerá a casa com seus produtos), no valor de R$ 15 milhões; a cota Tá na Mesa (para anunciantes do segmento de alimentação), com o preço de R$ 8,3 milhões; a cota Cabelos, no preço de R$ 7,9 milhões; cota Desodorante (R$ 5 milhões), cota Cozinha-Eletro (R$ 8,8 milhões) e Cota Automotivo (6,4 milhões).
Outra novidade do plano comercial do BBB 23 é a divisão do top de 5 segundos, espaço publicitário tradicional da Globo. A emissora dividiu essa categoria em duas partes, de acordo com as dinâmicas do reality.
Às terças, quintas, sextas e sábados – dias em que há eliminação e provas – o top de 5 segundos fica com uma marca. Já às segundas, quartas e domingos, dias de confronto entre os brothers, o anunciante pode ser outro. Cada um dos patrocínios do top de 5 segundos tem valor de tabela de R$ 37 milhões.
A Globo abriu espaço para as marcas até na premiação do reality. Embora mantenha o valor de R$ 1,5 milhão para o campeão da edição, o grupo abriu espaço para a inserção de um patrocinador na dinâmica da premiação.
Pelo o que o plano comercial sugere, a marca patrocinadora irá conceder prêmios fixos em dinheiro para quem não for eliminado no paredão da semana, elevando o montante que a pessoa pode faturar na atração.
Mesmo com todas as possibilidades dentro do BBB, a Globo também quer aproveitar o buzz gerado pelo programa para faturar com outras atrações. O plano comercial contempla, por exemplo, o patrocínio ao café da manhã com o eliminado, do programa Mais Você, com Ana Maria Braga, nas conversas sobre o programa no Encontro e também o patrocínio a um ambiente do Gexperience, espaço de experiências da Globo criado no ano passado.
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