Redesenhando o jornalismo
O workshop Design Journalism, organizado pela OrbitaLAB, mostra como técnicas utilizadas por empresas do Vale do Silício podem ser aplicadas a novos projetos de mídia
O workshop Design Journalism, organizado pela OrbitaLAB, mostra como técnicas utilizadas por empresas do Vale do Silício podem ser aplicadas a novos projetos de mídia
Isabella Lessa
26 de julho de 2013 - 8h46
Cinco cabeças com diferentes trajetórias e ideias semelhantes compõe a OrbitaLAB, organização que nasceu da vontade de concretizar e sustentar projetos de mídia. No dia 3 de agosto, a equipe reúne jornalistas no The Hub da Bela Cintra para o workshop Design Journalism, uma referência às técnicas do Design Thinking, método disseminado entre startups do Vale do Silício para soluções de produtos.
Uma das sócias do projeto, Adriana Garcia, da Reuters, aprendeu sobre o conceito durante sua passagem na Universidade de Stanford. A ideia é que a metodologia seja aplicada às problemáticas do jornalismo, segundo Cristina Zahar, jornalista que já passou pela Folha de S.Paulo e pela Editora Abril. Ela explica que os projetos de mídia devem ser pensados em conjunto por quatro pessoas com competências distintas: desenvolvedor de software, designer, administrador e jornalista. Somam-se ao grupo o também jornalista e professor da Faap Leandro Beguoci, a gerente de UX da Locaweb, Patricia De Cia, e a gestora do Núcleo de Empreendedorismo da USP Anielle Guedes, que, em janeiro deste ano, apresentaram a técnica durante a Campus Party. “Selecionamos grupos que tinham as quatro competências para resolver a seguinte problemática: redesenhar o consumo de notícia no transporte público de São Paulo”, conta Cristina.
No workshop, os participantes levarão as ideias e formarão grupos que votarão nos melhores projetos. Cristina afirma que a OrbitaLAB quer se posicionar como uma aceleradora de negócios para o jornalista empreendedor, pois acredita que o profissional pode trazer novas ideias para a área, em vez de ficar preso ao desgastado modelo de jornalismo. “Nas redes sociais, as pessoas estão dizendo que o jornalismo está em extinção. Não concordamos com essa afirmação, vemos um futuro empreendedor para o jornalismo”, diz.
O workshop tem vagas limitadas e um investimento de R$ 45. Para mais informações, acesse http://www.mylanderpages.com/orbitalab/designjournalism.
Compartilhe
Veja também
CazéTV e Globo estreiam no Intercontinental de clubes com 8 marcas
Enquanto a Globo tem a Betano como patrocinadora, canal de Casimiro Miguel conta com Ademicon, Betano, Banco do Brasil, H2Bet, KTO, Ourocard Visa e Netflix
Cidade Center Norte terá mídia OOH gerenciada pela Eletromidia
Empresa de out-of-home ficará responsável pela comercialização de publicidade nas telas instalados no complexo de compras e entretenimento da zona Norte de São Paulo