Assinar

Rio Gastronomia inclui samba

Buscar
Publicidade
Mídia

Rio Gastronomia inclui samba

O Globo destaca a culinária carioca em roteiro com ações por toda a cidade


22 de agosto de 2011 - 11h13

O Rio Gastronomia, evento realizado pelo Jornal O Globo em parceria com a Prefeitura do Rio, a RioTur e o Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes (SindRio), vai até 28 de agosto com ações que vão mostrar os talentos da gastronomia carioca em diferentes estilos. O evento de abertura aconteceu no dia 18 com um jantar oferecido pelo prefeito Eduardo Paes para 200 convidados no Palácio da Cidade. O Rio Gastronomia tem patrocínio da CEG, Sedex, Bohemia, Sebrae/RJ e Bradesco e terá uma série de ações que vão envolver o público durante os dez dias do evento. Entre elas, o Roteiro Gastronômico, em que mais de 400 restaurantes participantes oferecerão um cardápio exclusivo, de 19 a 28 de agosto, com entrada, prato principal e sobremesa a preços especiais. Em cada um dos restaurantes, uma flâmula indica que o estabelecimento é participante do Rio Gastronomia.

Outra ação que vai movimentar a gastronomia carioca é o Cozinha Show, que antes mesmo do início do evento, já circulava pela cidade como uma das ações de ativação e divulgação. Montada em um caminhão com cenografia especial, uma cozinha móvel circulará da Zona Norte à Zona Sul, durante dez dias, levando a bordo chefs que criarão releituras de tradicionais pratos e tira-gostos, oferecendo cursos aos interessados. Já o Concurso Feijoada Nota 10 vai eleger qual escola de samba prepara a melhor feijoada da cidade. Oito agremiações participaram esse ano e para 2012 a meta é reunir todas elas.

O resultado será divulgado no dia 27, com uma festa no Circo Voador, na Lapa. Para chamar a atenção da população, além das campanhas para o jornal, TV a cabo e internet, criadas pela F/Nazca, foram desenvolvidas gigantescas peças típicas da cozinha, nas quais estão estampadas a logomarca do evento, também desenvolvida pela F/Nazca. As intervenções estão na Barra da Tijuca, onde há uma imensa frigideira; na Lagoa, onde utensílios de cozinha informam sobre o evento, e na Praça da Bandeira, onde a peça usada para divulgação é um enorme prato.

André Marini, gerente geral comercial da Infoglobo, explica que o Rio Gastronomia segue a característica da empresa de construir eventos que depois ficam no Rio e para o Rio. “O jornal O Globo não é e nem quer ser uma empresa de eventos. Mas a identificação e a proximidade com as coisas do Rio sempre a fizeram pensar em atividades, em ações que ficam para a cidade.” Ele enumera historicamente a participação do diário em eventos locais através das décadas, para concluir que “o objetivo desta e de outras ações que já aconteceram é sempre potencializar as vocações da cidade e a gastronomia sem dúvida é uma delas”.

O encerramento do evento contará, no período de 25 a 28 de agosto, com a oitava edição do tradicional Circuito Rio Show de Gastronomia, no Museu de Arte Moderna (MAM). Patrocinado pelo Governo do Estado, o circuito é aberto ao público e oferece diversas atividades gratuitas. Entre as ações, aulas e oficinas com grandes chefs da cidade, shows, área de convivência com filiais de restaurantes premiados, além do Prêmio Rio Show de Gastronomia, só para convidados. Os vencedores do prêmio serão revelados em uma revista especial, encartada em O Globo, com reportagens sobre os jurados e todos os indicados.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • WhatsApp passa a incluir anúncios publicitários no Status

    WhatsApp passa a incluir anúncios publicitários no Status

    Plataforma da Meta também apresentou dois outros recursos para a aba Atualizações: as assinaturas de Canais e os Canais promovidos

  • Plataforma de moda FFW passa a fazer parte do Grupo Perfil

    Plataforma de moda FFW passa a fazer parte do Grupo Perfil

    Voltada à análise e curadoria do universo fashion, publicação passa a fazer parte do grupo que reúne marcas como Caras e Rolling Stone