Mídia

São Paulo aposta em publicidade para ampliar alcance de streaming

SPFC Play inicia fase de captação de anunciantes e pretende combinar modelo de negócio com a comercialização de assinaturas e exibição de conteúdos exclusivos

i 11 de janeiro de 2023 - 11h34

São Paulo já disponibiliza conteúdo no seu streaming (Crédito: Rubens Chiri /São Paulo FC)

Desde outubro de 2022 o São Paulo Futebol Clube iniciou o investimento em seu aplicativo de streaming, o SPFC Play. Já disponível para download nas lojas para Android e IOS, a plataforma nasceu com uma proposta de receita híbrida. Por isso, a partir de agora, a plataforma abrirá espaço para anúncios publicitários, em um modelo de negócios que pretende oferecer conteúdo premium e gratuito para os torcedores.

Com isso, o objetivo do clube é se tornar mais próximo do seu torcedor, como explica o diretor de marketing do SPFC Play, Eduardo Toni. “O que esperamos, em médio prazo, é que o nosso público tenha o streaming como o seu canal de acesso ao São Paulo”, explica. Para isso o clube iniciou uma série de iniciativas para captar assinantes.

Atualmente, a plataforma já conta com 80 mil assinantes, mas tem a pretensão de aumentar essa base através da campanha educacional que terá início na próxima semana, com o começo do Campeonato Paulista. A criação das peças foi responsabilidade de uma agência in house e contará com o uso de imagens dos jogadores, redes sociais e mídias no estádio durante os jogos do time. Desse modo, o clube já deixou de utilizar seu canal no YouTube, que se tornou um portal para a divulgação de pílulas chamando o público a conhecer o aplicativo.

Conteúdo

Já na parte de conteúdo, o São Paulo disponibilizará partidas históricas, filmes, boletins diários, cobertura exclusiva das modalidades masculina, feminina e base, além da cobertura e transmissão de jogos do time de basquete. “Temos um acordo com a Novo Basquete Brasil (NBB) e os jogos já são transmitidos no nosso app. Queremos que o nosso streaming seja o canal de acesso da nossa torcida”, avalia Toni.

Publicidade em jogo

Com o crescimento do base do aplicativo, o São Paulo inicia a sua fase de captação de anunciantes. O clube disponibilizará a compra de projetos especiais via Dv360, Yahoo e Amazon Ads. Através desses formatos, o anunciante poderá ter entregas pre roll, naming rights de programas, a possibilidade da inserção de QR Codes na tela, e as mais tradicionais como product placement ou o formato foguete.

Para isso, o clube desenvolveu alguns pacotes publicitários. A começar pela cota fundadora, oferecida para as marcas que irão iniciar o projeto junto com o São Paulo. Nessa modalidade, o anunciante terá um pacote com um ano de ativações.

Além disso existe a distribuição de cotas menores com prazos mensais, ou semanais para os anunciantes que querem testar o formato. “Naturalmente estamos focando nos nossos atuais parceiros, estamos oferecendo os planos, e eles têm prioridade. Vamos abrir para o mercado todo”, afirma Toni.