SporTV amplia investimento em eSports

Buscar
Publicidade

Mídia

SporTV amplia investimento em eSports

Em parceria com a VIU, unidade de novos negócios da Globosat, canal cria o eSporTV

Em março deste ano, o apresentador Galvão Bueno fez uma pequena narração do game League of Legends, um dos mais populares da modalidade eSports. A ação do canal SporTV reforçava a chamada para as transmissões do torneio feitas em parceria com a Riot, desenvolvedora da franquia. A entrada de Galvão na jogada deixava clara a importância que o eSport vinha ganhando para o canal.

No início de fevereiro, o ex-jogador Ronaldo Nazário anunciou a entrada na sociedade do CNB, tradicional time de eSports, juntamente com os sócios André Akkari e Igor Trafane Federal. Na ocasião, Ronaldo ressaltou que “os jogos eletrônicos são tendência no mundo inteiro e, no Brasil, são uma febre.”

Para reforçar suas apostas no eSports e de olho em uma audiência crescente, o SporTV lançou neste sábado, 19, o eSporTV, uma plataforma de conteúdo próprio sobre eSports. O que inclui além de coberturas, debates e análises dos jogos e a transmissão de várias modalidades dentro da categoria. O projeto é fruto da parceria entre o canal e a VIU, unidade de novos negócios da Globosat.

“O fato de o canal já ter um histórico de transmissões ajudou a construir o entendimento do universo dos games e as demandas do público. O caminho natural foi pensar em uma entrega mais completa e abrangente para esse público que acompanha de perto os campeonatos de eSports”, diz Alexandre Boyd, diretor de produtos esportivos do Grupo Globo.

De acordo com os dados do próprio SporTV, em 2016, 2,7 milhões de pessoas assistiram às diferentes transmissões dos jogos no canal com uma média de 600 mil pessoas diferentes em cada uma das transmissões. “Os eSports despertam paixões mundo afora assim como acontece com o futebol e o basquete, por exemplo. Pudemos nos aproximar deste espectador e então ter propriedade para criar o projeto”, diz Alexandre.

Vanessa Oliveira, diretora de projetos digitais da VIU, explica que já existe um modelo de negócios formato para o eSporTV que consiste em patrocínios por programas ou vídeos. “Toda entrega de e-SporTV vai ser feita aliando digital e TV. É um projeto que pretende agregar muitas marcas que atualmente se posicionam nesse segmento de games”, diz Vanessa.

O caminho do SporTV é oposto da ESPN que primeiro iniciou a distribuição de conteúdo sobre o tema na internet para somente depois inseri-lo na TV. A modalidade está presente no canal desde 2015 e, em fevereiro deste ano, ganhou a grade linear. Outros players como Esporte Interativo e Fox Sports já transmitem e cobrem modalidades de eSports em suas programações. De acordo com o Global Esports Market Report, a estimativa é que o eSports gere, globalmente, investimentos de até US$ 517 milhões em publicidade, patrocínio e direitos de transmissão no ano de 2017.


21 de agosto de 2017 - 6h48

Em março deste ano, o apresentador Galvão Bueno fez uma pequena narração do game League of Legends, um dos mais populares da modalidade eSports. A ação do canal SporTV reforçava a chamada para as transmissões do torneio feitas em parceria com a Riot, desenvolvedora da franquia. A entrada de Galvão na jogada deixava clara a importância que o eSport vinha ganhando para o canal.

No início de fevereiro, o ex-jogador Ronaldo Nazário anunciou a entrada na sociedade do CNB, tradicional time de eSports, juntamente com os sócios André Akkari e Igor Trafane Federal. Na ocasião, Ronaldo ressaltou que “os jogos eletrônicos são tendência no mundo inteiro e, no Brasil, são uma febre.”

Para reforçar suas apostas no eSports e de olho em uma audiência crescente, o SporTV lançou neste sábado, 19, o eSporTV, uma plataforma de conteúdo próprio sobre eSports. O que inclui além de coberturas, debates e análises dos jogos e a transmissão de várias modalidades dentro da categoria. O projeto é fruto da parceria entre o canal e a VIU, unidade de novos negócios da Globosat.

“O fato de o canal já ter um histórico de transmissões ajudou a construir o entendimento do universo dos games e as demandas do público. O caminho natural foi pensar em uma entrega mais completa e abrangente para esse público que acompanha de perto os campeonatos de eSports”, diz Alexandre Boyd, diretor de produtos esportivos do Grupo Globo.

De acordo com os dados do próprio SporTV, em 2016, 2,7 milhões de pessoas assistiram às diferentes transmissões dos jogos no canal com uma média de 600 mil pessoas diferentes em cada uma das transmissões. “Os eSports despertam paixões mundo afora assim como acontece com o futebol e o basquete, por exemplo. Pudemos nos aproximar deste espectador e então ter propriedade para criar o projeto”, diz Alexandre.

Vanessa Oliveira, diretora de projetos digitais da VIU, explica que já existe um modelo de negócios formato para o eSporTV que consiste em patrocínios por programas ou vídeos. “Toda entrega de e-SporTV vai ser feita aliando digital e TV. É um projeto que pretende agregar muitas marcas que atualmente se posicionam nesse segmento de games”, diz Vanessa.

O caminho do SporTV é oposto da ESPN que primeiro iniciou a distribuição de conteúdo sobre o tema na internet para somente depois inseri-lo na TV. A modalidade está presente no canal desde 2015 e, em fevereiro deste ano, ganhou a grade linear. Outros players como Esporte Interativo e Fox Sports já transmitem e cobrem modalidades de eSports em suas programações. De acordo com o Global Esports Market Report, a estimativa é que o eSports gere, globalmente, investimentos de até US$ 517 milhões em publicidade, patrocínio e direitos de transmissão no ano de 2017.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Veículos prestam homenagem aos 30 anos da morte de Ayrton Senna

    Veículos prestam homenagem aos 30 anos da morte de Ayrton Senna

    Globo, SporTV e Record preparam conteúdo especial para homenagear o piloto brasileiro

  • Os influenciadores mais procurados no primeiro trimestre de 2024

    Os influenciadores mais procurados no primeiro trimestre de 2024

    Pesquisa realizada pela Influency.me indica os perfis de creators mais buscados e aponta que o investimento em marketing de influência deve aumentar nos próximos meses