TVs dedicam pouco plantão à tragédia gaúcha
Emissoras abertas dedicaram menos espaço exclusivo para cobertura ao vivo, mantiveram grade prevista e incluíram o tema em seus programas rotineiros
Emissoras abertas dedicaram menos espaço exclusivo para cobertura ao vivo, mantiveram grade prevista e incluíram o tema em seus programas rotineiros
Meio & Mensagem
29 de janeiro de 2013 - 1h39
O incêndio que provocou 234 mortes e 118 feridos em Santa Maria (RS), na madrugada de domingo 27, ocupou 46 h 26 min da programação das principais emissoras abertas brasileiras entre os dias 27 e 28 de janeiro. De acordo com levantamento do instituto Controle da Concorrência, a emissora que veiculou mais tempo de cobertura ou repercussão do incidente foi a Record (14 h 12 min), seguida da Globo (10 h 13 min), Bandeirantes (9 h 10 min), SBT (7 h 36 min) e Rede TV (5 h 13 min).
Apesar do volume, as TVs abriram pouco espaço exclusivo para o acompanhamento do caso e preferiram incluir a pauta em sua programação normal. Do total da cobertura, apenas 7 h 30 min foram utilizados em regime de plantão jornalístico exclusivo com derrubada da programação e inclusão de equipe de reportagens ao vivo, o equivalente a 16% de toda veiculação. A emissora que mais ficou no ar em plantão foi a Band, com 4 h 35 min no domingo (27) e 3 min e 24 seg na segunda-feira (28). As outras emissoras preferiram incluir a repercussão e cobertura em sua programação normal, até mesmo em programas de entretenimento como Domingão do Faustão, Domingo Legal ou Eliana, que dedicaram mais da metade de seu tempo ao tema. A pauta também ocupou quase exclusivamente, como era de se esperar, os programas jornalísticos do domingo e da segunda-feira, dia seguinte ao incêndio.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King