Conectividade onipresente: desvendando novas fronteiras para experiências inovadoras de consumo
A dinâmica entre consumidores e marcas foi transformada, com as empresas se posicionando onde os clientes estão, resultando em uma interação contínua
Como você deseja se comunicar com suas marcas favoritas? Nos últimos anos, houve uma uma evolução vertiginosa nos hábitos dos consumidores, impulsionada pelos rápidos avanços na tecnologia. O cenário tradicional, em que eles buscavam ativamente pelas marcas, tanto pessoalmente quanto online, tornou-se obsoleto. Estamos testemunhando uma mudança de paradigma, na qual os clientes agora esperam que as marcas os encontrem nos espaços que frequentam, abrindo caminho para a ascensão da “Era da Conversação”.
Essa mudança está redefinindo a dinâmica entre clientes e marcas e hoje as empresas estão buscando os consumidores por meio de inúmeros formatos de comunicação e interatividade. Estamos prontos para adentrar esse novo capítulo, em que a comunicação não é apenas transmitida, mas sim onde há uma conversa contínua entre nós e nossas marcas preferidas.
Essa necessidade de novas formas de comunicação está sendo debatida durante o Mobile World Congress (MWC), em Barcelona. Este evento internacional é palco para discussões sobre como as marcas podem se adaptar a essa revolução comunicativa.
Em meio a esse cenário de transformação, duas marcas de grande porte atuantes no Brasil, Netflix e Magazine Luiza, destacam-se por dominar eficientemente a estratégia de comunicação omnicanal. Operando com a autorização do consumidor, ambas têm a capacidade de receber informações ou ofertas por meio de diversos canais, sendo o WhatsApp, por exemplo, muito utilizado por elas.
Segundo dados da We Are Social e Meltwater, o WhatsApp tornou-se a rede social mais utilizada no Brasil em 2023. A pesquisa destaca que 93,4% dos usuários de internet brasileiros, entre 16 e 64 anos, utilizam o aplicativo, totalizando 169 milhões de usuários.
Ambas as marcas reconhecem a relevância desse canal e o aproveitam para se conectar de maneira eficaz com os consumidores. Estamos diante de uma nova era em que a comunicação entre consumidores e marcas se torna realmente uma conversa moldada pela interatividade proporcionada por canais como o WhatsApp.
O futuro da conversação nas relações empresariais
À medida que nos aprofundamos na Era da Conversação, fica claro que as marcas e empresas que abraçam ativamente essa mudança de paradigma colhem os frutos da fidelidade do cliente e, consequentemente, de vendas mais robustas. O diálogo onipresente, impulsionado por canais de comunicação, automação e personalização, não é apenas uma tendência passageira, mas uma nova realidade na interação entre consumidores e marcas.
Hoje, marcas que querem se destacar no mercado precisam estar atentas a toda essa transformação e adotar uma abordagem voltada ao cliente, que permite criar laços mais sólidos com os consumidores. A conectividade onipresente redefine não apenas a forma como os clientes consomem, mas também como se conectam com as marcas, abrindo portas para novas experiências e uma relação mais profunda e significativa no mundo digital. Estamos cientes da importância de alinhar nossas estratégias com essa evolução, garantindo assim uma presença relevante e impactante no contexto atual de constantes transformações tecnológicas.