Sofisticação do mercado automotivo está na sustentabilidade
IAA 2019, em Frankfurt, mostra como a mobilidade, a sustentabilidade, a experiência e a tecnologia são protagonistas junto com os lançamentos de carros
Sofisticação do mercado automotivo está na sustentabilidade
BuscarSofisticação do mercado automotivo está na sustentabilidade
BuscarIAA 2019, em Frankfurt, mostra como a mobilidade, a sustentabilidade, a experiência e a tecnologia são protagonistas junto com os lançamentos de carros
17 de setembro de 2019 - 18h13
Participar do IAA International Motorshow Germany 2019 (IAA 2019) é, praticamente, como viajar para um futuro distante onde os motores de combustão foram extintos; automóveis, patinetes e bicicletas atuam juntos pensando na mobilidade urbana, cada um cumprindo o seu papel; e tudo é praticamente híbrido ou elétrico. Sem dúvida, uma das experiências mais incríveis que já vivi.
O evento, que acontece em Frankfurt, na Alemanha, até o dia 22 de setembro, mostra como a sustentabilidade e a mobilidade são pautadas por inovação e tecnologia pelas principais marcas do mundo como Mercedes-Benz, Volkswagen, Porsche, Honda e outras que expuseram seus lançamentos nos 11 pavilhões da Messe.
Conteúdo, conteúdo e mais conteúdo
Passando pelo pavilhão de entrada, são cinco espaços de conteúdo e palestras simultâneas sobre os mais diversos temas relacionados à mobilidade, sustentabilidade e tecnologia. Com um pavilhão inteiro dedicado a congressos, fóruns e palestras, grandes nomes como Ginni Romety, presidente da IBM, e Mark D’Arcy, vice-presidente global de marketing e negócios e CCO do Facebook, compartilham conhecimento. Uma programação gigantesca e a mobilidade como o principal assunto em pauta e trocas de ideias enriquecedoras.
Inovação e tecnologia na experiência do cliente
Realidade aumentada, realidade virtual, obras de arte, painéis interativos, natureza e carros elétricos se misturam em um pavilhão repleto de inovação e tecnologia. Nesse quesito, a Mercedes-Benz surpreendeu. Os smart cars voltaram com tudo, mas, dessa vez, com a tecnologia dos motores elétricos como principal novidade. A Mercedes-Benz mostrou muito mais do que suas novidades em produtos e levou novas sensações e experiências para os visitantes. Por ser uma marca reconhecida pelo luxo, a principal mensagem é: “o luxo é ser sustentável”. Com muitas áreas verdes, drones e patinetes elétricos, a montadora mostrou ao IAA 2019 que, além da mobilidade, as empresas precisam focar em sustentabilidade. Durante a apresentação do Mercedes-Benz Vision EQS, a marca conseguiu mostrar como um veículo pode ser sofisticado e elétrico ao mesmo tempo.
Espaço para startups
O que é um laboratório de inovação sem startups? Por isso, o IAA criou a Lab & Startup Zone, área exclusiva dedicada à inovação dentro do espaço com desafios, networking e muito mais.
Mobilidade e test-drive com carros, patinetes e bicicletas
Os patinetes e as bicicletas dominaram boa parte do IAA 2019. No estande da Volkswagen, por exemplo, o grande lançamento em carros elétricos ID.3 foi apresentado com um patinete elétrico no porta-malas. Uma ação muito legal para mostrar que a mobilidade é isso: cada um cumprindo seu papel de acordo com a distância. Impressionante, não? Mas o que mais me chamou atenção foi o test-drive. Ativação padrão em muitos eventos, no IAA 2019 as pessoas veem duas pistas simultâneas, uma do lado da outra: a primeira para carros e a segunda para patinetes e bicicletas.
A nova identidade visual da Volkswagen
O lançamento da nova identidade visual da Volkswagen deixou todo mundo impressionado. Muito mais moderna, com novo design, e cheia de vida e de cor, a marca mostrou todos os seus novos valores durante um dos maiores eventos do mercado automotivo do mundo. Eu não esperava tanta modernidade em uma marca tão tradicional. Foi surpreendente.
Menos é mais
Algumas marcas, como a Porsche, levaram a regra do “menos é mais” para o IAA 2019. Com uma estrutura minimalista, porém elegante, deixou os painéis de LED para os detalhes, sem abusar do brilho. O design fez toda a diferença e, diferente das ações no Brasil, onde os carros são de difícil acesso, lá ficam perto de todos os visitantes.
Mobilidade e sustentabilidade em pauta com a tecnologia e a inovação sendo a base de tudo isso. Um evento gigante que conecta grandes marcas e pessoas por um futuro melhor para todo mundo. Claro que o produto é o automóvel, mas ele é o intermediário que desperta sensações, nos leva a lugares inexplorados e precisa ser desenvolvido sob a consciência de reduzir o seu impacto ambiental.
Esse é o futuro e as marcas sabem disso.
**Crédito da imagem no topo: Divulgação
Compartilhe
Veja também