IA, consumo e negócios: o que pautou o mercado em 2023
Juliana Nascimento, managing director da FCB/Six e presidente do Grupo de Atendimento e Negócios (GAN), fala sobre alguns dos macrotemas que definiram os rumos dos negócios e da comunicação das marcas em 2023, mas que devem continuar a pautar a agenda da indústria em 2024
Chegamos ao final de 2023 e a indústria de comunicação foi marcada por fatos e polêmicas que extrapolam o próprio mercado por se tratarem de temas que impactam toda a sociedade.
Um desses assuntos obviamente é a inteligência artificial, eleita pelo dicionário Collins como palavra do ano, mas também houve o retorno do consumo fora do lar aos patamares pré-pandemia, a expansão do mercado de streaming, mudança de nome do Twitter pra X, lançamento do Threads, a versão da Meta para o Twitter.
Tudo isso influencia e deve continuar influenciando os negócios das marcas, das agências e dos publishers. Para falar sobre esses assuntos, o último Next, Now de 2023 recebe Juliana Nascimento, managing director da FCB/Six presidente do Grupo de Atendimento e Negócios para o próximo biênio.