Pyr Marcondes
16 de outubro de 2018 - 11h27
A Apple está entrando no mundo do conteúdo e, logo mais, entrará no mundo da mídia. Como a Amazon. A Amazon tem seu assistente virtual, um aparelho físico, uma coisa, um eletrodoméstico como um aparelho de TV, o Alexa, já lançado há tempos.
São mundos se entrelaçando em liames antes impensáveis.
Facebook, que também está entrando mais pesado no mundo do conteúdo, sendo já uma plataforma de tecnologia e mídia, e tendo também iniciativas de óculos de realidade virtual, o Oculus Rift, rompe agora uma nova barreira, a dos utensílios domésticos físicos, tipo liquidificador, com seu assistente de vídeo, o tal Portal.
Há quem esteja vendo que Facebook passa então a concorrer com Amazon e Microsoft, que tem já seus assistentes virtuais, só que de voz. É meia verdade. Facebook traz embarcado o sistema Echo Show, da Amazon. Concorrentes? Hummm… médio, né?
O mundo está, por um lado, ficando mais complexo, por outro, mais óbvio. Os grandes players de tecnologia e as grandes plataformas de telecom, estão dominando o Planeta. Quando precisam concorrer, concorrem. Mas não tem nenhum problema em se aliar inteligentemente para crescer, em movimentos mútuos de suporte recíproco.
Eu sinceramente não sei se esse mercado de assistentes virtuais é tão promissor assim. Mas se não for, o Facebook pode fabricar, quem sabe, uma torradeira conectada.
Ora, porque não mesmo?