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10 ferramentas de SEO para pequenas empresas

Business News Daily apresenta lista de serviços para auxiliar as marcas a gerarem maior tráfego e aumentarem o volume de vendas


1 de outubro de 2014 - 12h00

Search Engine Optimization (SEO) é essencial para qualquer negócio, uma vez que auxilia na construção da marca, expansão do alcance e no aumento da receita. Afinal, ele é capaz de gerar tráfego ao posicionar a empresa no topo dos resultados de busca e maximizar campanhas de content marketing, otimizando a publicidade digital. Entretanto, esse trabalho requer um planejamento meticuloso e especializado para ser eficaz.

Confira abaixo 10 ferramentas de SEO para auxiliar as marcas:

1. Google
Existe forma melhor de aprimorar o SEO do que ir direto na fonte? Como líder de buscas, o Google oferece uma série de ferramentas para pequenos negócios, como:

Google AdWords — Encontre as palavras-chave ideais com base no volume de busca.
Google Webmaster Tools — Tenha acesso a relatórios detalhados, dados de sites e uma biblioteca de recursos para melhorar seu site nos resultados de pesquisa do Google.
Google Analytics — Monitore o tráfego gerado por palavras-chave (se ele realmente existe e de que forma ocorre)
Google Trends — Descubra as principais tendências do Google Search e explore as histórias mais populares.

2. Ubersuggest
O Ubersuggest é um serviço gratuito que relaciona milhares de palavras chaves e frases relacionadas a um único termo fornecido pelo usuários. A ferramenta utiliza a palavra-chave da marca para expandi-lá adicionando letras ou números com base em buscas reais. Por exemplo, se a palavra-chave inserida for “T-shirt”, as sugestões serão: “T-shirt art" e "T-shirt and jeans" (T-shirt + a), "T-shirt business" e "T-shirt brands" (T-shirt + b), "T-shirt company" e "T-shirt custom" (T-shirt + c), e assim por diante.

3. Scoop.it
Scoop.it é uma plataforma de curadoria que permite ao usuário encontrar conteúdo, baseado em palavras-chave e SEO, que pode ser publicado em seu site, blog, newsletter e redes sociais. O serviço destina-se a empresas com falta de tempo ou recursos para criar seu próprio conteúdo, mas gostariam de gerar leads e construir seu brand awareness com content marketing. Os planos mensais de SEO e Brand Awareness custam a partir de US$ 79.99.

4. Moz Pro
Moz Pro é um software de marketing que permite monitorar o SEO, redes sociais, links, brand awareness e content marketing a partr de uma única plataforma. O serviço inclui diversas ferramentas de pesquisa e relatórios para melhorar o SEO, como o Moz Analytics. Esse recurso apresenta todos os dados relacionados a busca, social media, menções, links, conteúdo, etc em um só lugar, além de comparar a perfomance do site ao longo tempo e com relação aos concorrentes. O custo do plano mensal varia a partir de US$ 99.

5. WooRank
WooRank é um site de avaliação e uma ferramenta de SEO que oferece análises detalhadas de sites (ou páginas individuais do site) utilizando métricas de SEO, redes sociais, mobile optimization, usabilidade, e entre outras. Também é possível monitorar automaticamente o analytics, backlinks e rankings de search engine para otimizar a performance do portal. É possível utilizar o serviço gratuitamente para um único site, mas os planos pagos incluem avaliações ilimitadas e mais avançadas a partir de US$ 49.99 por mês.

6. Optimizely
Optimizely é uma ferramenta de testes A/B capaz de auxiliar as marcas a tomarem decisões sobre a melhor maneira de utilizar o SEO em seus sites para aumentar as vendas e a receita. Basicamente, o teste A/B consiste em testar duas versões do portal em páginas de destino – por exemplo, a versão atual contra outra versão com as mudanças de SEO – e utilizar o tráfego ao vivo e dados de visitantes para determinar qual é mais eficaz na conversão. Os planos são oferecidos a partir de US$ 17 mensais, incluindo testes ilimitados para até 2 mil visitantes por mês.

7. Adwords and SEO Secrets
O aplicativo para iOS AdWords e SEO Secrets oferece uma vasta quantidade de recursos para ajudar as marcas a entenderem melhor como utilizar o SEO para aumentar o tráfego e a receita. A ferramenta inclui mais de 30 vídeos de entrevistas com especialistas em AdWords e SEO, além de tópicos básicos, como introdução a SEO, dicas de SEO, tutoriais de AdWords e ferramentas avançadas de SEO e truques. O app está disponível para download gratuito na Apple App Store.

8. HubSpot SEO
O software de marketing HubSpot oferece uma plataforma que integra desde SEO analytics a recomendações de SEO. Um dos recursos diferenciais são as recomendações em tempo real conforme o usuário cria conteúdo para melhorá-lo e posicioná-lo melhor em resultados de busca. A ferramenta também apresenta recursos avançados de segmentação para determinar as palavras-chave ideais, ferramentas de busca, integração com o Google+ para aumentar o alcance nas redes sociais, e capacidades de mobile optimization. Os preços são variáveis.

9. HootSuite
Além do trabalho de SEO, as redes sociais também são muito importantes. Por isso, as marcas devem utilizar dashboards de gerenciamento, como o HootSuite, para monitorar menções da marca e tráfego nas mídias sociais, além de descobrir palavras-chave elevantes e populares em múltiplas plataformas. As informações devem ser utilizadas para criar contaúdo, posts e atualizações de status para gerar tráfego. Para até três usuários, o serviço é gratuito. Já os planos pagos oferecem a opção de mais usuários e recursos avançados a partir de US$ 8.99 mensais.

10. PiktoChart
A construção de links é um elemento essencial ao SEO e infográficos altamente compartilháveis podem ajudar. PiktoChart é uma ferramenta de criação de infográficos que funciona de forma simples e intuitiva. Ao criar e compartilhar infográficos com visual atrativo e conteúdo de qualidade, é possível ganhar tração e construir links para o site da marca.

Com informações do Business News Daily 

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